
Com o objetivo de ampliar a promoção de visibilidade e respeito ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ofertar tratamento, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, confirmou neste domingo (7/4), durante a realização da 2ª edição do Autista’s Day, a implantação do primeiro centro de referência público para atendimento de pacientes com TEA. O novo equipamento deve ser entregue ainda este ano.
Com articulação da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, também presente no evento deste domingo, São Bernardo será a primeira cidade do Estado a ter um equipamento público voltado ao tratamento desses pacientes. O Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista será viabilizado em parceria com o governo do Estado de São Paulo.
O novo equipamento será fundamental para o diagnóstico correto de pacientes e oferta de equipe multiprofissional capacitada para acolher e atender este público. “A população com o diagnóstico de autismo está cada vez mais crescente. Por isso, a instalação deste equipamento público será fundamental para o reconhecimento precoce dessa população, assim como na oferta do tratamento mais adequado para essas pessoas”, relatou.
O chefe do Executivo reforçou ainda as ações já realizadas pelo município com foco no atendimento de pessoas com TEA, entre elas o próprio Autista’s Day que, segundo ele, deve permanecer como legado, de quem estiver à frente da administração municipal. “Não é uma ação que nos requer grandes investimentos, não tem uma grande atração musical, mas envolve sentimento”, complementou.
Neste ano, a rede municipal de educação de São Bernardo passou a integrar mais de mil colaboradores nas salas de aula para cuidar das crianças com autismo e outras condições, necessárias de atenção especial.