Parte da base aliada ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (04/04), que vão apoiar a pré-candidatura de Marcelo Lima para a sucessão do Paço. Dos 22 parlamentares, 13 se reuniram na sede da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) para marcar território eleitoral. Apesar da decisão, todos afirmaram que vão seguir na base de Morando até o final do governo.
Declararam apoio para Lima: o presidente da Câmara, Danilo Lima (PSDB); o líder de governo, Ivan Silva (PP); e os vereadores Joilson Santos (sem partido); Gordo da Adega (Republicanos); Palhinha (Avante); Netinho Rodrigues (PP); Dr. Manuel (Cidadania); Toninho Tavares (PSDB); Fran Silva (PSD); Reginaldo Burguês (Podemos); Aurélio (Podemos); Ary de Oliveira (PSDB); e Henrique Kabeça (PSDB).
“Somos governo 100%. Nós entendemos a excelente gestão que o Orlando Morando fez, principalmente ao lado do Marcelo, ao lado dessa grande base aliada. Não só nós, mas toda a cidade enxerga que nós avançamos, temos hoje uma outra São Bernardo. Defendemos o Marcelo em nome de uma São Bernardo cada vez melhor, para a cidade seguir avançando”, disse Danilo Lima.

“Contínuo líder de governo. Hoje a nossa vida é para referendar a legitimar o Marcelo como pré-candidato a prefeito. Acreditamos que o Marcelo é o mais preparado para dar continuidade ao trabalho que o prefeito Orlando fez, um excelente prefeito. Esse trabalho também tem a mão do Marcelo e a mão do Legislativo”, seguiu Ivan Silva.
A declaração coletiva de apoio à Marcelo Lima é apenas a primeira etapa deste processo. Nesta sexta-feira (05/04), o grupo vai definir para quais partidos cada um vai. Três legendas estão na lista: Avante, AGIR e Podemos, sendo que está última é cotada para que Lima seja o pré-candidato, pois o ex-deputado federal acabou perdendo espaço no PSB que declarou apoio ao deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT).
Orlando Morando
Questionados sobre a escolha de Morando pelo nome de Flávia Morando (União Brasil) como pré-candidata a prefeita, o grupo negou que tenha se sentido traído. Os vereadores afirmaram que souberam da escolha pela imprensa e pelo próprio prefeito, com a publicação de um vídeo em suas redes sociais.
Nos bastidores, a informação é de que o grupo soube do nome de Flávia em uma reunião de bancada e prontamente demonstraram descontentamento e assim declararam imediatamente apoio para Marcelo Lima.
Dentro da Câmara a conta sobre apoio de vereadores dá vantagem para Lima com 13 parlamentares. Outros seis apoiam o nome de Flávia, outros seis apoiam Alex Manente (Cidadania) e três apoiam Luiz Fernando. Mas todos acreditam em mudanças ao longo dos próximos meses, pois a próxima etapa eleitoral será o período de convenções, que vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.