
Com a presença de familiares dos agricultores urbanos, de representantes de entidades locais, ocorreu no dia 23 de março, no Centro Cultural Okinawa, em Diadema, a cerimônia de entrega de certificados para os integrantes do Programa Agricultura Urbana, das ações Hortas Comunitárias e Horta em Casa.
Ao todo receberam a comprovação de conclusão de curso 49 agricultores da cidade, que fizeram a “Formação Agroecológica para Produção de Alimentos e Organização Social”, e que atualmente, cuidam de 33 hortas comunitárias situadas em áreas públicas nos bairros.
Ainda neste quesito, outros 200 agricultores urbanos receberam certificados de participação, porque, mesmo não terminando a “Formação Agroecológica”, frequentaram parte das aulas ministradas nas 13 oficinas que compõem o curso.
O estudo sobre o plantio agroecológico foi oferecido, gratuitamente, pelo município, via Secretaria de Segurança Alimentar, e ele é baseado no conceito de respeito ao meio ambiente, seus ecossistemas e o não uso de produtos químicos no manejo.
Os outros formandos, são 23 participantes do Horta em Casa que aprenderam como fazer o plantio em quintais e em pequenos espaços, cultivando verduras, chás e temperos para consumo próprio. O curso também segue princípios da Agroecologia e desde que foi implantado, em 2022, 93 munícipes já aprenderam como fazer uma horta caseira.