O técnico em eletrônica Cláudio Donizete foi escolhido pelo PSTU para ser pré-candidato a prefeito de São Bernardo pela segunda eleição consecutiva. Ao RDtv desta segunda-feira (25/03), o prefeiturável relatou que o partido busca apresentar uma “alternativa” que possa priorizar a classe trabalhadora, a juventude e os mais pobres da cidade.
“A (pré-)candidatura do PSTU vem no sentido de demonstrar que é possível e necessário ter um campo de classe dos trabalhadores, da juventude nessas eleições de 2024”, iniciou. Cláudio foi candidato a prefeito em 2020 e conquistou 743 votos ou 0,19% do total.
Crítico do “combinado da direita junto ao setor bolsonarista” e do “PSOL e PT que se alinham a setores da direita para ter chances na eleição”, Donizete vê que a cidade precisa passar por um processo de ruptura com o que foi proposto nas últimas décadas. Na Economia, por exemplo, é favorável a estatização de empresas para evitar saídas de indústrias na cidade. Além disso, vê que a produção industrial de São Bernardo deve atender às necessidades da população.
O pré-candidato aponta que a legenda “quer apresentar um programa que busque uma saída organizada pela classe trabalhadora, pela população mais pobre, principalmente da periferia, e a juventude para apresentar uma mudança de foco nos interesses daqueles que produzem tudo, que são os trabalhadores. E colocar um ponto final no revezamento da direita e da burguesia na nossa cidade”.
Para emplacar tal cenário, o PSTU quer aproveitar todo o espaço possível de reunião na cidade e entrevistas para conseguir apresentar seu projeto e assim evitar qualquer ação que possa esconder sua plataforma política, principalmente após as dificuldades vividas em 2020 por causa da pandemia do Covid-19, período em que aglomerações não eram permitidas por motivos de saúde pública.