
Agentes de cozinha e gestores de escolas da rede municipal pública de Diadema participaram, nesta quinta-feira (21/03), de capacitação no Restaurante Popular Campanário. A formação visa reforçar na rede a necessidade de combater o desperdício dos alimentos servidos às crianças nas unidades escolares.
A formação acontece de manhã e tarde, encerrando nesta sexta-feira (22/03) com servidores de escolas que trabalham com todas as faixas etárias de alunos: creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Os encontros são formados por dois momentos. No primeiro, os participantes têm contato com orientações e dicas sobre como fazer com que os estudantes desperdicem menos, por exemplo adequando os horários em que são servidos os alimentos e seu porcionamento. Além disso, foi enfatizado o papel que os adultos da escola têm ao incentivar que as crianças experimentem os alimentos.
No segundo momento, os agentes de cozinha e representantes da gestão das escolas presentes à formação são convidados a acompanhar a preparação de um prato, seguido de sua degustação. Na quinta-feira (21/3), os pratos preparados pelos técnicos da Secretaria de Educação foram palitinho de polvilho, com a turma da manhã, e carne moída mista, à tarde. Essa segunda etapa tem o objetivo de contribuir para aprimorar ainda mais as técnicas culinárias das agentes de cozinha das escolas da Prefeitura.