ONG de Mauá oferece serviços de apoio a mulheres vítimas de violência

Com o aumento preocupante dos casos de violência doméstica, feminicídio, estupro e abuso contra mulheres, iniciativas de apoio às vítimas são fundamentais para oferecer suporte emocional, jurídico e social às mulheres e, é justamente isso que a ONG (Organização Não Governamental) Mulheres em Ação, de Mauá desempenha desde 2015. Desde então, dezenas de mulheres já passaram pela ONG.

Em entrevista ao RDtv, a professora e presidente da ONG Mulheres em Ação, Marisa Nacade, afirma que o principal objetivo da organização é o enfrentamento da violência, assumir o desafio de lutar contra as desigualdades, por um espaço mais seguro para as mulheres, colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres sejam respeitadas e tenham seus direitos garantidos.

Newsletter RD

“Realizamos um trabalho itinerante em que vamos nas comunidades, oferecemos orientações para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência sobre quais equipamentos devem ser visitados, sobre a importância de denunciar, além de oferecer um suporte jurídico, psicológico e social para que elas possam passar por esse processo da melhor maneira”, diz.

ONG existe desde 2025 e oferece suporte jurídico, psicólogo e social para mulheres vitimas de violência em Mauá

A presidente destaca que esse trabalho é realizado por advogadas, assistentes sociais e psicólogas voluntárias que atendem, encaminham e acompanham as 35 mulheres atualmente acompanhadas pela ONG desde a denúncia até o fim de todo o processo. “Além de ajudar essas mulheres, tentamos provocar o poder público para aderir mais políticas mais eficazes no combate à violência contra a mulher”, afirma.

Em 2023, 18 milhões de mulheres foram agredidas ou violentadas, mais de 74 mil mulheres foram estupradas sendo que 60% dessas mulheres eram menores de idade e na visão da professora “esses números só provam que é necessário a criação de ainda mais políticas públicas no âmbito da saúde, assistência social e enfrentamento a violência doméstica e dos feminicídios”, reforça.

Mulheres interessadas em buscar os serviços oferecidos pela ONG, independente de serem moradoras de Mauá ou não, podem entrar em contato pelo telefone (11) 95054-9291, ou pelo e-mail mulheresemacaomaua@gmail.com ou até pelo Instagram ou pelo Facebook.

Após nove anos de trabalho intenso, a ONG Mulheres em Ação finalmente terá uma sede própria, que será inaugurada neste sábado (23/03), a partir das 10h, na rua Guatemala, 273, no Parque das Américas, em Mauá. A inauguração irá contar com sorteio de brindes, maquiagem, exames de visão, cadastro de currículos, roda de conversa e exposição de artesanatos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes