
A chegada do outono acontece nesta quarta-feira (20/03), às 00h06 e termina dia 21 de junho, às 17h51. É característico da estação, também conhecida como “estação de transição”, dias mais curtos e noites mais longas, com redução gradual das temperaturas.
Mesmo com um clima ameno no outono, a meteorologista e professora da UFABC (Universidade Federal do ABC), María Valverde, comenta que o tempo quente ainda permanece no ABC. “Devido a emergência climática e a atuação do El Niño em 2023, a previsão para este ano é que o fenômeno continue neste ano, mais precisamente até o restante de março, registrando máximas de 31°C a 32°C”, explica a especialista ao RD.
María acentua que em abril as temperaturas devem cair na região. “Para o trimestre de abril, maio e junho, o El Niño terá pouca influência no clima e a ocorrência de eventos como incursão de frentes frias, massas de ar fria de origem polar podem ocorrer com maior frequência, causando o declínio na temperatura na região”.
Temperatura nesta semana no ABC
Na quarta-feira (20/03) os termômetros registram mínima de 23 °C e a máxima pode passar dos 30°C em algumas cidades do ABC. O céu será azul com algumas nuvens e sem previsão de chuva durante o dia.
Já na quinta-feira (21/03), os termômetros podem passar dos 31 °C, e apesar da alta temperatura o dia será de muitas nuvens, com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. A mínima será de 19°C na região.
Veja previsão completa no site do Instituto – INMET :: Previsão