Ribeirão Pires chega aos 70 anos ‘consolidadíssima’ no turismo, diz Guto

Ribeirão Pires chega aos 70 anos de sua emancipação política e administrativa nesta terça-feira (19/03). A única Estância Turística do ABC quer aumentar cada vez mais a sua imagem de destino para os mais diversos visitantes do Estado. Ao RDtv o prefeito Guto Volpi (PL) destacou diversas obras da cidade voltadas para essa área econômica e considera que a cidade está “consolidadíssima” neste setor.

“Ribeirão Pires está com um pé no turismo, consolidadíssima e estamos avançando muito nisso. A cultura foi o pilar principal do governo para alavancar o turismo. O esporte de aventura também. Hoje temos uma exploração do esporte de ar. No Paramotor tínhamos meia dúzia de atletas, hoje temos mais de 50 na cidade”, explica o chefe do Executivo.

Newsletter RD

Dois destes pontos serão inaugurados em meio as festividades de aniversário. O primeiro é o Mirante São José, que será um dos pontos principais da procissão. O local recebeu reformas para que possa ser mais acessada. Guto considera que será um dos locais mais preparados para quem ama ver o pôr do sol.

O segundo está na Vila do Doce: o Reino do Doce. “É cinematográfico, ficou muito bonito. Eu tenho certeza que vai atrair muita gente para Ribeirão, porque o espaço é instagramável e vai fomentar muito a Vila do Doce. Esse espaço é voltado para a família, para as crianças. Vai ter playground. E sou suspeito para falar, mas está lindo”, disse o chefe do Executivo.

Aniversário da cidade será celebrado com um show de Edson & Hudson e no final de semana terá uma nova edição da Entoada Nordestina (Foto: Reprodução/RDtv)

Outros investimentos serão inaugurados ainda neste ano como o Mirante Santo Antônio. Ainda haverá o lançamento do projeto de outro mirante, desta vez no Jardim Caçula. A ideia da gestão é descentralizar as ações de turismo pelos bairros, inclusive com a inclusão de tótens com vigilância por videomonitoramento e com o sistema Detecta, do Governo do Estado.

Até mesmo a área de mobilidade conta com planejamento voltado ao turismo. A reforma da Rodoviária será entregue ainda neste mês. Mas para o futuro ainda haverá uma obra, a partir de investimento da MRS, para modernização e integração do terminal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com o novo terminal rodoviário.

A MRS vai realizar uma obra de ampliação da linha para que tenha um trilho voltado diretamente para o transporte de cargas, assim deixando o livre o outro trilho para o transporte de pessoas na linha 10-Turquesa. Com este investimento, as estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão modernizadas e seguirão para o patrimônio histórico de cada cidade.

A proposta faz parte da contrapartida da empresa que também realizará a construção de um viaduto em Ouro Fino e de uma rotatória. Levando em conta a obra do viaduto que ligará o Centro Alto com o Centro Baixo, Volpi acredita que a cidade ganhará potencial econômico. Tal fato também faz parte do plano que ampliou a capacidade de verticalização da cidade com a autorização para a construção de 600 apartamentos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes