
A inteligência artificial chegou aos quadrinhos e a segunda publicação deste gênero no mundo aconteceu no Brasil no ABC. Eduardo Kaze, escritor independente natural da região, é o responsável por essa empreitada que encontra par apenas na França, onde o artista Thierry Murat criou a primeira HQ ilustrada por I.A.
Enquanto Murat, com sua obra intitulada “initial_A” encontrou resistência das editoras, Kaze pulou essa etapa, partindo diretamente para a autopublicação. Experiente nessa área, com três romances editados nesta modalidade, o autor brasileiro está disponibilizando, mês a mês, as edições de “Os Livros de Jizu” para download e leitura gratuitos, dando ao leitor ainda a oportunidade de encomendar uma versão impressa, confeccionada pelo próprio artista. “Longe de querermos apenas aumentar vendas, o que a gente quer é encontrar novos leitores e compartilhar o que a gente produz”, revela. As edições podem ser conferidas no site www.eduardokaze.com.br sem nenhum custo.
Polêmicas não impediram o autor
Segundo Kaze, “Os Livros de Jizu” serão uma série composta por 12 capítulos, que já estão prontos. Apesar da polêmica em torno da criação de imagens com inteligência artificial, ele ressalta que este foi o caminho escolhido para iniciar essa empreitada. “Outras publicações, se o objetivo de crescimento se concretizar, serão certamente nossa abertura para a produção tradicional, com mais artistas humanos envolvidos”, antecipa.
“Os Livros de Jizu” transporta os leitores para uma viagem intergaláctica, acompanhando a história de Jizu, um alienígena encarregado de julgar o destino da raça humana na Terra. “Jizu viaja pelo tempo e espaço, acumulando experiências que se tornam a base para a decisão final. Personalidades influentes compartilham suas vivências com ele, sem perceber sua verdadeira identidade, pois ele está disfarçado entre nós”, explica o autor.
Publicação tem lançamento com festa
O lançamento oficial de “Os Livros de Jizu ocorre em 6 de abril, em um evento com direito à música e edições grátis. Sobre o lançamento oficial, Eduardo Kaze revela: “Teremos uma festa no Rising Power Estúdios, em Santo André. Na data, haverá ainda um show da minha banda, TAKE 9001, e do sensacional Krias de Kafka”, conta Kaze. Além disso, as 30 primeiras pessoas a adquirirem ingressos receberão gratuitamente as edições especiais 1 e 2 de “Os Livros de Jizu”, produzidas em material especial para a ocasião e a pré-venda.
O evento promete ser uma experiência única, proporcionando aos participantes a oportunidade de mergulhar no universo das histórias em quadrinhos criadas por inteligência artificial, ao mesmo tempo que desfrutam de boa música em um ambiente descontraído e acolhedor. Para mais informações, Kaze aconselha o acompanhamento de seu Instagram, no endereço www.instagram.com/eduardokaze.