ABC tem primeira confirmação de morte por dengue neste ano

Agentes da prefeitura de Mauá, já fizeram mais de 23 mil visitas este ano, mesmo assim a cidade contabiliza 481 casos da doença e agora uma morte. (Foto: Jessé Lino/PMM)

A primeira morte por dengue em 2024 é de uma mulher, com idade entre 35 e 49 anos, que faleceu no dia 13 de fevereiro em Mauá. A Secretaria Estadual de Saúde e a prefeitura de Mauá confirmaram a morte. O resultado dos laudos laboratoriais chegou apenas na última semana. Segundo a prefeitura, até segunda (04/03) a cidade registrava 481 casos confirmados, sendo 291 deles autóctones, ou seja, quando a pessoa se infecta na própria cidade.

Em nota, a  Prefeitura de Mauá diz que tem feito a sua parte. “Desde 08 de fevereiro está vigente o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses. Desde janeiro deste ano, os Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorrem o município orientando moradores sobre a necessidade de acabar com os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Em 2024, já foram realizadas mais de 23 mil visitas, que dependem muito da disponibilidade e da aceitação de cada morador, em abrir as portas de suas casas para os profissionais de saúde. Cerca de 16 mil foram exitosas e outras 7 mil foram recusadas ou as casas estavam fechadas”.

Newsletter RD

Ainda segundo a nota, os agentes fazem ações de bloqueio da transmissão, num raio de 200 metros de onde foram registrados casos suspeitos de dengue pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Moradores são orientados a tampar as caixas d’água, verificar as calhas, virar as garrafas com a boca para baixo, entre outras ações.

Os trabalhos estão intensificados no Jardim Kennedy, região em que há mais moradores com sintomas da dengue que procuraram a saúde pública e privada. “Além da secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Zoonoses e Coordenadoria de Vigilância, outros setores da Prefeitura também atuam nessa iniciativa, como as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Segurança Pública, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Ouvidoria Municipal e representantes da sociedade civil”, completa a prefeitura.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes