
Nesta segunda-feira (26/2), a Chácara Silvestre, em São Bernardo, celebra um ano de sua reabertura, após período de obras para revitalização e modernização. Com investimento à época de R$ 3 milhões, o parque recebeu pintura completa, instalação de iluminação em LED, implantação de ciclovia, playground adaptado, além da recuperação do casarão, antiga residência de veraneio da família Simonsen.
Residência de veraneio de veraneio de Wallace Simonsen (1884-1955), um dos principais líderes do movimento de emancipação de São Bernardo, em 1944, e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947.
O casarão foi construído entre 1932 e 1935 e, além de abrigar a família nos períodos de lazer, também cumpriu importante papel recebendo reuniões políticas e festas. A partir de 1984, o espaço foi considerado bem de valor histórico e cultural e de expressiva tradição para a cidade de São Bernardo e, em 1987, o casarão foi tombado pelo Compahc-SBC (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo).