Lula se reúne com Nísia Trindade após cobrança de Lira sobre emendas da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá, nesta terça-feira, 20, a primeira reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, depois da cobrança pública assinada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros deputados sobre o pagamento de emendas pela pasta. De acordo com apuração do Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Lula e a ministra devem tratar sobre a liberação de emendas.

No início do mês, o presidente da Câmara e líderes partidários decidiram pedir à ministra da Saúde esclarecimentos sobre a liberação de emendas feitas no ano passado. As assinaturas foram recolhidas em 6 de fevereiro, durante reunião na Residência Oficial da Câmara.

Newsletter RD

As reclamações sobre as liberações de emendas e a falta de cumprimento de acordo por parte do governo aumentaram a tensão entre Lira e o Palácio do Planalto. As reclamações do alagoano recaem, principalmente, sobre a condução do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Na segunda-feira, 19, o Broadcast Político revelou que o assessor especial para assuntos parlamentares da Secretaria das Relações Institucionais (SRI), o ex-deputado Gilmar Machado (PT-MG), intermediou o envio de R$ 611 mil do Fundo Nacional de Saúde (FNS), com recursos remanescentes do antigo orçamento secreto, para o município de Capinópolis (MG), que tem cerca de 14 mil habitantes. A liberação do valor foi capitalizada por uma aliada de Machado, Carol Bernadeli, filiada ao PV e pré-candidata à prefeitura da cidade, o que alimentou um embate político local.

Além de tratar de emenda, a expectativa é que Lula e a ministra debatam sobre a ida do presidente a Niterói, no Rio de Janeiro, prevista para sexta-feira, 23. De acordo com previsão da semana divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula deve participar de conclusão da obra da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes