População ganha três UPAs em abril

Upa é uma parceria da Prefeitura com o governo federal / Foto: Divulgação

Santo André vai ganhar a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no dia em que comemorará 459 anos de fundação, no próximo domingo, 8 de abril. A UPA Sacadura Cabral será a primeira a funcionar na cidade, de um total de três que serão entregues até o final do mês. A unidade, do tipo I, está localizada na rua Camilo Castelo Branco e terá capacidade para realizar 150 atendimentos por dia.

A unidade do Jardim Santo André, do tipo II, deve ficar pronta na segunda quinzena do mês, e será a segunda a entrar em funcionamento. A UPA, que está em construção, fica na rua Três, atrás da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Newsletter RD

No dia 30 de abril Santo André pretende entregar a terceira UPA, no Centro. A unidade será a maior de todas, do tipo III, e vai funcionar na rua Coronel Agenor de Camargo. A UPA terá capacidade para atender 300 pacientes por dia e contará com atendimento de clínica e pediatria.
A administração das UPAs será do município, mas será firmado convênio com a Fundação do ABC para disponibilização de funcionários. São Bernardo, Mauá e Diadema já contam com unidades do gênero.

Luzita e Bangu

Santo André pretendia construir mais duas UPAs, na vila Luzita e bairro Bangu. O Ministério da Saúde, no entanto, não aprovou os projetos porque os dois locais já contavam com pronto-atendimentos (PAs). Com a decisão do governo federal, a administração decidiu transformar os dois PAs em centros hospitalares.
“Temos projeto para fazer no Bangu da mesma forma que na vila Luzita. Foi feito um diagnóstico das áreas e a demanda dessas regiões exige esse tipo de equipamento”, explica o secretário de Saúde de Santo André, Antonio De Giovanni Neto.

A previsão da Prefeitura é que o Centro Hospitalar da Vila Luzita fique pronto até o final de junho. A transformação do PA do Bangu em Centro Hospitalar ainda está em projeto e não tem previsão para se concretizar.

Hospital do Idoso ainda está no papel

Uma das promessas do governo Aidan Ravin na área da saúde, o Hospital do Idoso não tem previsão para começar a ser construído. A projeção inicial da Prefeitura era que o equipamento de saúde estaria em funcionamento em 2010.

De acordo com o secretário de Saúde de Santo André a intenção de construir o hospital continua. Antonio De Giovanni Neto alega que a complexidade do projeto motivou a demora. “O projeto não está numa gaveta”, garante. Segundo o secretário, o hospital é diferente de um consultório médico, de uma clínica, demanda adaptações especiais, por isso os estudos são demorados.

“Não tem como ter previsão [de inauguração], existem muitos detalhes que precisam ser observados e que podem impactar. A construção deve estar dentro da especificação”, avalia o secretário.

AME atinge 13 mil atendimentos

Entregue em outubro de 2010, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André passou a atender de forma integral em setembro do ano passado. O número de especialidades atendidas cresceu gradativamente desde a inauguração do equipamento de saúde.

Atualmente, cerca de 13 mil consultas são realizados por mês. Entre as 20 especialidades médicas atendidas estão ortopedia, endocrinologia, cardiologia, pneumologia e oftalmologia, além de cinco não-médicas, como fonoaudiologia, fisioterapia e acupuntura.

Na avaliação do superintendente do AME Santo André, Wagner Boratto, o ambulatório cumpre o papel para o qual foi projetado. “O objetivo foi atingido, você lá dentro tem todas as especialidades e todos os exames disponíveis a ponto de fazer tudo no mesmo dia”, explica.

Fruto de parceria do governo do Estado com o município – que batizou o equipamento de Poupatempo da Saúde –, o AME não atende somente a população local, apesar de representar a maioria dos pacientes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes