Conforme o acesso à educação, o nível de profissionalização no mercado trabalhista aumenta gradativamente, além do interesse da população em outras culturas. Para suprir a demanda, algumas escolas de idiomas prepararam novidades para 2024 que visam atender todas as idades e corresponder o aumento da procura pelo curso de inglês.
A procura de brasileiros interessados em aprender outro idioma, além do inglês, cresceu 36% no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, segundo levantamento realizado pela STB (Student Travel Bureau), consultoria especializada em educação internacional, com unidades em Santo André e São Bernardo. Mas ainda assim, o inglês é a língua mais procurada nas escolas por se tratar de uma língua universal, principalmente por possibilitar vantagens no mercado de trabalho.
Novidades como gamificação
No ABC, a CNA possui duas escolas e idiomas, em Santo André e São Bernardo, esta última a primeira unidade da rede no País. A rede oferece cursos de inglês e espanhol para alunos a partir de 3 anos, com a utilização do portal pedagógico CNA NET, que conta com atividades diversas para ouvir, falar, ler e escrever.
Para 2024, a rede prepara a experiência de gamificação com o jogo Fortnite, no projeto “CNA Gaming Exchange”, que proporciona oportunidade de intercâmbio com pessoas de outros países em game, com mapas que utilizam do aprendizado dos idiomas para conquistar novos níveis.
Nádia Soares Fernandes, diretora das duas unidades no ABC, explica que o mundo se tornou digital de forma rápida. “E apenas as escolas que se atualizam têm condição de participar do mercado de ensino em consonância com um público que tem necessidade urgente de fluência”, diz. Com inscrições abertas para novas turmas, é possível visualizar os cursos e obter demais informações no site oficial da escola.
We.me
A Wizard by Pearson de Ribeirão Pires oferece ensino de espanhol, francês, italiano, alemão e inglês. Para 2024, a escola inclui na metodologia a utilização do sistema Wiz.me para repasse de aulas e materiais adicionais aos alunos, e oferece a Certificação Internacional PEIC (Pearson English International Certificate). O PEIC é um teste credenciado pelo Ofqual (The Office Of Qualifications and Examinations Regulation), órgão regulamentador do Reino Unido que garante a padronização e segurança do processo de avaliação para os estudantes do mundo. Com turmas em aberto, o interessado pode entrar em contato com a escola pelo WhatsApp (11) 99508-8100 para tirar dúvidas e realizar a matrícula.
Em São Caetano, a Seven Idiomas oferece inglês e espanhol para alunos desde os 3 anos. A escola ministra aulas 100% online com professores ao vivo, ao menos duas vezes por semana, pelo Zoom e com reforço da plataforma digital “LearnWorlds”, que oferece questionários para os alunos.
Marcos Zanotti, coordenador da unidade, explica sobre a novidade que segue para 2024 é que agora conta com a metodologia da ‘sala de aula invertida’, a qual primeiro incentiva os alunos a responderem os questionários no portal antes de ir para as aulas. “Não há escolas que fazem isso no mercado, e percebemos que esta modalidade tem dado resultado”, diz. A Seven está com inscrições abertas para a turma do primeiro semestre de 2024, e para se inscrever, basta acessar o site da escola e preencher os formulários solicitados.
Aplicativos gratuitos
Site e aplicativo móvel de aprendizado de idiomas, o Duolingo lançou em dezembro o Relatório Global, que revela as mudanças nos 10 principais idiomas estudados em todo o mundo. Em 2023, mais de 23 bilhões de aulas foram concluídas e quase 1 bilhão e meio de horas foram dedicadas ao aprendizado no aplicativo. O número representa somente no Duolingo, mas outros aplicativos, como Babbel e Memrise, também apresentam resultados significativos em aulas realizadas por usuários.
Ao contrário de uma escola de idioma, os aplicativos oferecem metodologias diferentes das tradicionais, e muitas vezes gamificadas, para que o usuário se motive entrar no app realizar uma lição. Segundo Nádia, diretora das unidades da CNA, os app de idiomas complementam o que é feito na sala de aula. “Os aplicativos no mercado de idiomas são usados como complementação e oportunidade de uso do idioma, mas não levam o aluno a dominar habilidades com a mesma eficácia de um método estruturado com comunicação em tempo real em sala de aula”, comenta.
Em reforço, Zanotti, coordenador da unidade da Seven em São Caetano, diz que não vê concorrência direta com os aplicativos, quando se diz em relação ao número de matrículas da escola. “Em exemplo do Duolingo, não vejo concorrência direta com a nossa escola. Isso porque o aplicativo ensina a partir de outra vertente vocabulária, e usufrui da gamificação para convidar pessoas a praticarem algum idioma”, explica.