Viaturas da Polícia Militar devem contar com 4G em 2013

Comando da PM no ABC comemorou 37 anos nesta sexta-feira / Foto: Marciel Peres

A Polícia Militar aguarda o início oficial da operação do 4G no país para adotar o sistema de transmissão de imagens nas viaturas da corporação. A PM conseguiu autorização especial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e durante oito meses testou a tecnologia em veículos do ABC.

Cada viatura foi equipada com seis câmeras, capazes de traçar a identificação de bandidos e ligá-las ao Fotocrim,  base de dados com fotos de cerca de 340 mil criminosos paulistas. “Os testes foram concluídos com 100% de sucesso. As transmissões de imagem para a viatura e para as bases da polícia foram plenamente bem sucedidos”, explica o comandante da PM no ABC, Roberval Ferreira França.

Newsletter RD

A expectativa da Polícia Militar é que os veículos comecem a ser equipados definitivamente com 4G a partir de 2013. A previsão tem como base o cronograma da Anatel, que estabelece para o segundo semestre deste ano a entrada oficial da tecnologia no país. O ABC deve ser uma das primeiras regiões que serão beneficiadas.

Comemoração e indicadores

Na próxima semana, a Secretaria de Segurança Pública vai divulgar os índices criminais do Estado. De acordo com o comandante Roberval Ferreira França, os números de fevereiro vão revelar queda no número de crimes no ABC. “Tivemos queda expressiva em todos os índices criminais”, adianta.

Nesta sexta-feira (23/03), a Polícia Militar promoveu solenidade em comemoração aos 37 anos do comando de policiamento no ABC. O evento foi realizado no auditório do SEST/SENAT, em Santo André.

Em entrevista à RDTv, o comandante Roberval Ferreira França fez um balanço das atividades da corporação nos últimos 10 meses, período em que o coronel está à frente da corporação na região.

“Tivemos grandes desafios, como a queda do ônibus da linha do trem em São Caetano, aquele grande acidente com veículos na Imigrantes, desabamento de prédio em São Bernardo. Foram alguns dos desafios mais relevantes”, avalia.

Roberval Ferreira França destacou ainda a queda no número de homicídios na região no período. “Tivemos em seis meses redução de 36% nos homicídios e 23% de queda nos roubos”, afirma.

LEIA TAMBÉM

Polícia Militar testa tecnologia inédita em viaturas do ABC

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes