Homem morre em deslizamento de terra em São Bernardo

Não houve informações de mais feridos no local até o fechamento desta reportagem (Foto: Corpo de Bombeiros)

Um homem morreu após deslizamento de terra que ocorreu no final da noite desta sexta-feira (12/01), na rua Odair Vieira, 109, no Bairro dos Fincos, região do Riacho Grande. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a morte foi atestada por um médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ainda no local.

Os Bombeiros foram chamados às 23h07. Três viaturas foram deslocadas para o local já com a informação de que uma vítima precisava de socorro e que havia uma tentativa de retirá-la da área que deslizou. Com a chegada do Corpo de Bombeiros a vítima recebeu os primeiros atendimentos da equipe do Samu. Porém, poucos minutos depois a morte foi constatada.

Newsletter RD

Durante toda a sexta-feira os bombeiros registraram 40 chamados para queda de árvores, 13 chamados para alagamentos, todos sem vítimas. Outros sete chamados foram desabamentos ou deslizamentos, sendo um deles o que ocorreu em São Bernardo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta de 22h40 a chuva já havia diminuído na maioria da capital e nas outras 38 cidades de sua área metropolitana. No entanto, até as 23h59 desta sexta-feira, a corporação recebeu, junto da Defesa Civil, 40 chamados para quedas de árvores, 13 casos de alagamentos e 7 chamados para desabamentos e deslizamento. Apenas uma morte foi registrada.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de São Bernardo lamenta informar que, por volta das 23h desta sexta-feira (12/01), registrou uma fatalidade em decorrência da forte chuva que atingiu a região. O óbito, de um homem de 48 anos, ocorreu após um deslizamento de terra que atingiu os fundos de uma residência na rua Odair Vieira, no bairro dos Finco.  Diz que o imóvel está situado numa área regular, não estava em área de risco.

O deslizamento atingiu os fundos da moradia onde estava localizado o quarto e nele estava o homem que veio a óbito. A esposa e filha da vítima também estavam na residência no momento da ocorrência, porém num outro cômodo localizado na parte da frente da casa. Ambas sobreviveram, receberam atendimento médico no local e recebem o apoio necessário das equipes da Prefeitura, diz a nota.

Equipes da Defesa Civil fizeram a interdição total da residência, enquanto as demais moradias no entorno foram vistoriadas. Na manhã de sábado, um imóvel situado nas proximidades, na rua Rosa Inez Bruni Pinchiaro, foi interditado após nova avaliação das equipes. Profissionais da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Bombeiros prestaram apoio no atendimento a ocorrência.

Segundo a Prefeitura, São Bernardo, desde a noite de sexta-feira, registrou volume médio de chuva de 130 milímetros, enquanto a previsão para o dia seria de 35 milímetros.

Desde o início da chuva, a Prefeitura mobilizou equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito para minimizar os danos causados pelo temporal. Foram atendidas 15 ocorrências sobre deslizamento de terra do bairro dos Finco, quedas de árvores, além de rompimento de cabo de energia na Vila Dayse. A Estrada do Vergueiro, bairro no Jussara, também foi interditada após um deslizamento num trecho da via.

Segundo o CGE, neste domingo, 14/01, a chuva diminui, mas o tempo permanece instável, com chuviscos e chuva fraca intermitente.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes