
O almoxarife Adileno da Silva entrou em contato com o RD para reclamar de uma situação que parece não ter solução no bairro Marajoara, em Santo André. Segundo o reclamante, a falta de limpeza em uma horta comunitária naquela região tem resultado em matagal, acúmulo de sujeira e surgimento de ratos e insetos.
De acordo com Silva, por conta do abandono da região, muitas pessoas começaram a deixar lixos espalhados dentro da horta e na calçada, o que atrai mais ainda ratos e insetos. “Por diversos momentos encontro lixo por ali, é um descaso com a população, principalmente por pagarmos impostos tão altos”, reclama.
Diversos pontos de água parada podem ser encontradas na horta, o que aumenta a procriação do mosquito da dengue, responsável por transmitir doenças como; dengue, zika e chicungunya.
Ainda conforme o morador, a Prefeitura de Santo André até realiza limpeza da calçada, porém a região da horta, de responsabilidade da Enel – concessionária de energia elétrica -, segue sendo o maior problema, uma vez que o local possui uma torre de fornecimento de energia, que também está abandonada.
Silva comenta que entrou em contato com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) através do e-mail, que por sua vez informou ao morador que uma ordem de serviço foi gerada na última quinta-feira (04/01).
Ao RD, a Prefeitura de Santo André informou que seria realizada uma vistoria no local na última terça-feira (09/01), apesar disso, ninguém foi ao local solucionar ou vistoriar o problema. Já a Enel, concessionária de energia elétrica da região e responsável por aquela região, informou através de uma nota, que realizará zeladoria no local, no proximo dia 18, “A Enel Distribuição São Paulo informa que o serviço de zeladoria no terreno citado está agendado para até 18 de janeiro, salvo questões climáticas”.
Confira vídeo: