
O Programa Banco de Alimentos de Diadema distribuiu, em 2023, cerca de 246 toneladas de comida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação atende cerca de 15 mil moradores, que recebem os alimentos por meio de 51 entidades parceiras que auxiliam o Programa na distribuição das doações.
Do total das entidades ou Organizações Sociais Civis (OSC), como também são conhecidas, 24 são ligadas a associações que atuam junto às famílias nas comunidades e, as outras 27, são OSCs que produzem refeições para pessoas assistidas por elas. Em sua maioria, as organizações são creches, casas de idosos e abrigos que recebem pessoas em situação de rua ou de pobreza.
Também foi em 2023 que o Banco de Alimento de Diadema completou duas décadas de funcionamento. Implantando no ano de 2003, nos últimos 20 anos o Programa distribuiu mais de 8 mil toneladas de comida.
Em outubro de 2023, ainda, a Prefeitura lançou o selo “Empresa Amiga do Banco de Alimentos” e dez companhias receberam a certificação pela colaboração com o Programa Municipal.