
São Bernardo alcançou posição de destaque em ranking que avalia o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental no Estado de São Paulo. Graças ao trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal voltado à ampliação e fomento de políticas públicas ambientais, a Prefeitura atingiu 71 pontos no ciclo 2022-2023 do Programa Município Verde Azul (PMVA), a maior pontuação entre as cidades do ABC.
Conforme o Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, São Bernardo ocupa a quarta colocação do Grupo 5 (cidades com mais de 499 mil habitantes) e foi certificado com a Qualificação nível I, destinada àquelas que pontuaram entre 60 e 79 pontos, ficando atrás apenas de Sorocaba (87 pontos), São José dos Campos (84) e Ribeirão Preto (72). O desempenho de São Bernardo superou o da Capital (70 pontos) e foi o melhor do Grande ABC: Ribeirão Pires (59), Santo André (56), São Caetano (25) e Diadema (23).
Lançado em 2007, o Programa Município Verde Azul tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas são organizadas em dez diretivas que abrangem temas estratégicos, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.