
Os pugilistas Pedro Conceição e Ricardo Cândido, que compõem a equipe The Oliveira Brothers (TOB), de Santo André, já estão nos Estados Unidos buscando desenvolvimento profissional e crescimento na carreira. Os dois estão treinando sob o comando dos técnicos Ivan de Oliveira e Gabriel de Oliveira.
“O objetivo da vinda dos meninos aos Estados Unidos é intercâmbio, assim como está acontecendo com o Rubens “Manchinha” Santos e o João Oliveira em Portugal, buscando crescimento e desenvolvimento profissional. Aqui, nós temos a chance de colocar o Pedro e o Ricardo para trocar golpes com lutadores de MMA de grande expressão, ou seja, campeões dos maiores torneios da modalidade (UFC, Bellator e outros), que integram a equipe American Top Team, aonde eu e o Gabriel trabalhamos”, explica o técnico Ivan de Oliveira, um dos fundadores da equipe The Oliveira Brothers.
“Além disso, aqui em Miami existem boxeadores cubanos, dominicanos e colombianos, além dos norte-americanos, que são muito bons e vão ajudar no desenvolvimento do Ricardo e do Pedro”, acrescenta. Os combates devem ocorrer em 2024. “Os dois já estão treinando, mas ainda não temos nada previsto em termos de combates. Para 2024, a Banner Promotion, que é nossa parceira, está programando 14 shows e, muito provavelmente, em alguns desses os nossos garotos estarão em ação”, relata Ivan.
O experiente treinador sabe bem a importância de realizar intercâmbios como esse, especialmente envolvendo dois jovens boxeadores. “As vivências internacionais ajudam, sem dúvida nenhuma, quando um atleta está no Brasil, ele olha para os lutadores de outros países com uma incógnita: como seria se fizesse como esse cara? Estar na frente de um norte-americano, colombiano, cazaque, uzbeque ou de um russo, fazendo sparing ou mesmo lutando faz toda a diferença”, explica.
“No caso do Bolinha, que está na Seleção Brasileira Olímpica, e do Ricardo, que conseguiu medalha nos principais torneios internacionais da sua categoria, ajuda bastante no desenvolvimento. É atrás disso que estamos agora, ou seja, desse crescimento profissional para quando chegarem nas grandes lutas, não sintam dificuldade de adaptação”, completa Ivan.
A meta da equipe The Oliveira Brothers é proporcionar oportunidades de crescimento profissional e de vida aos seus atletas. “O TOB já um time forte, os resultados que obtivemos provam isso, porém não tenha dúvida que nessa nova fase que estamos vivendo, estamos numa transição, é extremamente importante ter esse vínculo com pessoas de outros locais para que possamos fazer os nossos atletas crescer. Ninguém faz nada sozinho nesse esporte, na verdade isso vale para a vida. Precisamos das pessoas, dos contatos e do networking, que vai proporcionar colocar os nossos atletas no lugar que eles realmente merecem estar”, comenta o treinador.
“Queremos vê-los nos grandes eventos e fazendo grandes lutas, com grandes bolsas para que possam no futuro cuidar das suas famílias e viver de uma forma digna. É isso que almejamos para os meninos da equipe The Oliveira Brothers”, finaliza Ivan de Oliveira.