O primeiro terço do mês de dezembro alterou as expectativas da ACE (Associação Comercial e Empresarial) Diadema para as vendas no Natal. Em entrevista ao RDtv nesta terça-feira (12/12), o presidente da entidade, José Roberto Malheiro, considera que por causa do foco do consumidor no pagamento de dívidas, as vendas natalinas vão crescer 5% em comparação ao ano passado.
“Antes a expectativa era um pouco maior. Passando alguns dias estamos com a expectativa de chegar a 5% e superar um pouquinho o ano passado, o que está ótimo. Nós estamos acompanhando a situação do nosso País, do nosso Estado e do nosso Município e as pessoas estão endividadas, então vem pagando suas dívidas usando o 13º (salário). O comércio poderia vender bastante, mas as pessoas resolveram pagar suas contas atrasadas”, justifica Malheiro.
Apesar da mudança da expectativa de crescimento nas vendas, o empresário considera que este cenário de 5% será sobre as vendas nas lojas físicas, mas que o percentual (não citado) será maior nas vendas pela internet.

Outro ponto ressaltado por Malheiro é a possibilidade de compras nas lojas de bairro. Diadema conta com 12 centros comerciais fora da região central. Com preços mais baratos, a possibilidade de venda acaba sendo maior.
Diadema passa por dois processos diferentes no mês de dezembro. Além do Natal, a cidade conta com as celebrações de seu aniversário de emancipação. Desde o ano passado o Festival de Natal leva muitas pessoas para a região central, principalmente para a Praça da Moça.
A resposta do comércio sobre esse evento é considerada “polêmica” por José Roberto Malheiro. Alguns comerciantes estão percebendo uma alta na frequência em suas lojas. Porém, para alguns donos de restaurantes ou locais que vendem outros tipos de alimento, não houve a mesma percepção, pois os frequentadores do show acabam consumindo nas barracas que estão dentro da área do evento, assim deixando de frequentar alguns estabelecimentos, principalmente no horário noturno, quando as principais atrações entram no palco.