
A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), movimentou Diadema no início deste mês de dezembro. Nos três dias de ações na arena montada no Parque Ecológico Eldorado (5 a 7 de dezembro), a Caravana atendeu, com atividades nas estações esportivas, cerca de 1400 crianças. Além disso, capacitou, com a metodologia inclusiva do esporte educacional, 126 educadores de programas públicos de esporte e educação.
Para 2024, o IEE e a Prefeitura do município, constroem uma proposta de continuidade da capacitação dos educadores com a participação no Programa Escola do IEE, que é realizado na sede do Instituto, na zona sul de São Paulo.
O foco do Escola IEE, lançado este ano, é qualificar a prática pedagógica de educadores e estudantes de educação física, bem como estimular e ajudar jovens lideres a engajarem suas comunidades em programas e projetos esportivos.
Diadema esteve no topo da lista dos municípios com maior número de homicídios por 100 mil habitantes durante muito tempo e enfrentou o problema com uma série de ações, entre elas a oferta de projetos e programas públicos de esporte para toda a população. O conjunto de ações de políticas públicas resultou na redução drástica da violência e levou Diadema a ser escolhida pelo Parlamento Europeu como cidade Sul-Americana do Esporte.
Atletas convidados participam das etapas da Caravana. Em Diadema, estiveram presentes o medalhista de ouro e campeão mundial da ginástica (argolas), Arthur Zanetti, a atleta olímpica do handebol, Dayane da Rocha, além de jogadoras de futebol feminino da Favela do Campanário, campeãs da Taça das Favelas, ao lado de integrantes do time de basquete feminino da cidade, assim como atletas do vôlei feminino Sub-19 e do vôlei masculino Sub-17.