O movimento de compras para o Natal contará com uma novidade em São Bernardo. A Prefeitura fechará momentaneamente parte da avenida Marechal Deodoro, na região central, para que o trecho vire um “calçadão”. Em entrevista ao RDtv o presidente da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura Junior, nesta segunda-feira (11/12), a intensão é que tenha uma maior segurança para os consumidores.
A Marechal, como seus frequentadores a chamam, é o principal centro comercial da cidade. Segundo Valter, a ideia é fechar a avenida no trecho entre a rua Américo Brasiliense e a avenida Prestes Maia. As pessoas poderão circular a pé inclusive pela via para se deslocar pelas lojas. A ideia já foi testada em outros momentos e chegou a dividir opiniões entre os comerciantes, mas segundo o empresário, houve um entendimento sobre o lado positivo desta medida temporária.
“Na época da pandemia a Marechal Deodoro foi fechada por alguns momentos. Vamos reviver um pouco disso, mas em um momento bom, em um momento melhor, Graças à Deus. Para que o comerciante consiga fazer suas promoções. Haverá uma maior segurança para as pessoas sem o movimento de veículos no trecho, além disso, a Prefeitura vai colocar mais segurança no local neste período”, explica o presidente da ACISBEC.
A novidade ocorre em um Natal visto como mais animador pelo comércio são-bernardense. A expectativa da ACISBEC é que as vendas sejam entre 10% e 12% maiores do que o valor vendido no ano passado. Um dos principais motivos é que não terá um evento como a Copa do Mundo para alterar o ritmo do comércio. Outra expectativa é que o ticket médio nas compras alcance os R$ 300.

Valter Moura Junior também demonstra animação em relação ao aumento de frequência nos bares e restaurantes da cidade, principalmente por causa das festas de confraternização das empresas, o que também ajudará em uma maior movimentação financeira no município. Neste caso, o empresário já aponta que esse aumento de frequentadores destes espaços já foi percebido logo no início do mês.
Além disso, existe a expectativa para um gasto maior no Natal do que em comparação a Black Friday. Para Valter, o fato das promoções tomarem conta de todo o mês de novembro, ao invés da última sexta-feira do mês, afugentou os clientes que preferem focar nas compras natalinas.