
São prorroga até o dia 22, o prazo para estudante da terceira série do Ensino Médio da rede pública que prestaram o Provão Paulista Seriado indicarem os cursos superiores para concorrer a uma vaga com ingresso em 2024.
Ao todo, são mais de 15 mil vagas, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A indicação deve ser feita pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.
Lançado neste ano, o provão substitui o modelo adotado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e permitirá o acesso direto de alunos da rede pública ao Ensino Superior das instituições paulistas.
Diferencial das Fatecs
As vagas destinadas às Fatecs correspondem a cerca de dois terços do total. São 90 formações diferentes, em variadas áreas do conhecimento, disponíves em todas as regiões do Estado. Com foco no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante. Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros.
A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso.
Escolha das vagas
Para registrar as opções, é necessário informar o número de Registro do Aluno (RA), e no caso dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no Centro Paula Souza (CPS) e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga). Após informar o RA, o aluno deverá inserir suas informações pessoais, definir uma senha de acesso ao sistema e preencher um questionário socioeconômico.
É possível optar por formações de diferentes instituições e localidades. São três grupos disponíveis. Os jovens podem pleitear vagas, simultaneamente, em cada um dos grupos, sem ordem de prioridade. No grupo 1, estão Unesp, Unicamp ou USP. No grupo 2, das Fatecs. No grupo 3, da Univesp.
O aluno tem a possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3. No grupo 1 é possível selecionar até duas instituições diferentes. No caso das Fatecs, pode escolher até cinco cursos. Não é obrigatório preencher todas as opções. Após o prazo final, o portal estará disponível apenas para consulta.
Vestibular
Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.