Grana projeta atividades com Lula em S.André

Carlos Grana participou do RDTV / Foto: Marciel Peres

O pré-candidato do PT à Prefeitura de Santo André, Carlos Grana, trabalha com o cenário de uma tripla presença do ex-presidente Lula na rota sucessória local. Pouco conhecido, o petista sabe da importância do padrinho político para disseminá-lo perante os eleitores.

“Ele já teve um papel na construção da candidatura única ao manifestar preferência pela minha candidatura. Ele não vê a hora de estar 100% para vir a Santo André”, disse Grana durante entrevista ao RDTV.

Newsletter RD

O planejamento petista trabalha vislumbra três trunfos. A primeira estadia de Lula seria nas próximas semanas, ainda no momento da pré-campanha para “reafirmar” endosso ao pupilo. O segundo momento seria no lançamento oficial da candidatura, muito provavelmente na convenção partidária de junho. A vinda derradeira seria na reta final do primeiro turno, nos dias que antecedem o pleito de 7 de outubro.

Guardadas as proporções, a inserção do maior cabo eleitoral do petismo teria um impacto semelhante ao produzido na campanha majoritária de Luiz Marinho, em 2008, quando o então presidente participou de cinco atividades eleitorais em São Bernardo, sendo uma delas na véspera do primeiro turno, quando andou em carro aberto, na Marechal Deodoro, ao lado de Marinho.

Porém, existem duas diferenças. A primeira delas, óbvia, é que o eleitorado andreense se difere do município vizinho por já conhecer com propriedade a política do PT. Se em São Bernardo foram 20 anos sem o PT no Paço (abismo temporal entre a estadia de Maurício Soares e a atual), no reduto andreense foram 16 anos de gestão “vermelha”, sendo 12 anos consecutivos. Neste prisma, a presença de Lula, mesmo que imprescindível, não teria o mesmo impacto.

“A obrigação maior de ganhar as eleições é do PT. Eu sei da minha responsabilidade. O apoio e a manifestação não só do Lula como da cúpula nacional serão importantes. Ao meu ver, três eventos serão mais do que suficientes.

O segundo detalhe versa sobre a saúde do ex-presidente. Lula se recupera de um tratamento de câncer na laringe, iniciado em outubro do ano passado. Desde então, toda agenda dele está suspensa. Até mesmo o título de cidadão andreense que lhe seria conferido em fevereiro foi adiado e não tem data prevista.

Esta situação é vista com lupa pelo PT. A sigla aguarda o sinal verde para o restabelecimento da agenda. O retorno depende da resposta clínica do grão-mestre petista. Com o tratamento de quimioterapia e radioterapia, o sistema imunológico foi abatido e Lula está mais vulnerável as intercorrências. A última delas ocorreu na semana passada, quando foi internado com diagnóstico de pneumonia. Recebeu alta no domingo e, se reagir conforme o previsto nesta semana, deverá regressar ao batente eleitoral de forma gradativa a partir da próxima semana.

Cenário

Grana considera “todas (pré) candidaturas” colocadas até então como legítimas. “Eu respeito todas”, disse, em referência aos pleito de Paulinho Serra (PSDB), Nilson Bonome (PMDB) e Raimundo Salles (PDT), além de Aidan Ravin (PTB). “É claro que eventualmente se tivermos a possibilidade de ganhar no primeiro turno com os aliados é melhor”, ponderou.

A partir da próxima semana, o PT deverá dar início a temporada de anúncios partidários. A sigla promoverá encontros com a imprensa para externar os apoios e alianças já ratificados. Indagado sobre o nome ideal para vice, Grana é evasivo. Nos bastidores, porém, a aposta no PSB está na dianteira, com o vereador José Ricardo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes