
O governo do Estado anunciou na quarta-feira (29/11) um grande investimento para reduzir a fila de quem espera por cirurgias ortopédicas. Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) seriam R$ 48,5 milhões no novo Mutirão de Ortopedia da Secretaria da Saúde e durante o anúncio o chefe do Executivo paulista projetou atender mais de 26 mil pacientes. Indagada sobre o assunto a Secretaria de Saúde diz que não tem números sobre quantas cirurgias seriam realizadas no ABC através deste mutirão.
O governador disse que o mutirão poderia ser ampliado para todo o ano de 2024 e, em suas palavras: “acabar com o colapso das cirurgias ortopédicas em 24 meses”. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde, disse que desconhece quantas cirurgias seriam feitas em moradores do ABC, como também não soube precisar quantos pacientes da região estão na fila de espera por cirurgias.
A assessoria de imprensa da pasta de Saúde relatou que esses números ainda estão sendo levantados pela equipe e disse ainda que não tem um prazo para concluir esse levantamento.