
O Governo de São Paulo lança nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, a 16ª edição da campanha estadual de testagem do HIV e da Sífilis. Com 641 municípios participantes, a iniciativa alcançou 99% de adesão pelo segundo ano consecutivo. A 16ª edição da campanha, que ocorre de 1 a 7 de dezembro de 2023, busca intensificar a testagem do HIV e da Sífilis, especialmente entre as populações mais vulneráveis.
No cenário nacional, São Paulo se destaca por ser o primeiro estado a assinar a Declaração de Paris, atualizada em dezembro de 2021, se comprometendo a acelerar a resposta ao HIV. Com isso, o estado assume o compromisso de eliminar a infecção por HIV/AIDS como um problema de saúde pública até 2030, alinhando-se às metas globais propostas pelo UNAIDS.
A campanha ainda destaca a importância do diagnóstico precoce, especialmente entre os jovens. Embora o acesso ao diagnóstico precoce tenha avançado em São Paulo, a campanha visa alcançar ainda mais pessoas, incentivando a testagem regular, principalmente entre aqueles com vida sexual ativa e pertencentes aos grupos mais vulnerabilizados
A Secretaria da Saúde disponibiliza materiais de apoio descentralizados para auxiliar os municípios na realização da campanha. Os 641 municípios e as unidades da Secretaria de Administração Penitenciária também realizam ações com ofertas de testagem, distribuição de preservativos, autotestes, gel lubrificante e orientação e prescrição de PrEP e PEP, importantes para ampliar o acesso à testagem.
Além disso, durante a campanha, o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS promove diversas atividades em parceria com instituições renomadas, como a Escola de Enfermagem da USP e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estas atividades incluem oferta de testes, autotestes, PrEP, preservativos e gel lubrificante em diferentes locais estratégicos, como a Avenida Paulista e estações de metrô.