Durante os meses de novembro e dezembro, o Sesc Santo André promove oficinas e curso de inclusão digital voltados ao público LGBTQIAP+. As atividades são gratuitas e acontecem mediante inscrições pelo Portal Sesc SP.
Raimundo Nonato Braz Neres, diretor da ONG Casa Neon Cunha, ministra o curso “Transconectadas”, voltado para inclusão digital de pessoas transgêneros. O objetivo é capacitar os participantes no uso de tecnologias, transformando-as em instrumentos para construção da cidadania e promoção dos direitos humanos. “Este curso pretende as barreiras invisíveis”, afirma o diretor ao RDtv. Serão quatro encontros semanais, realizados as quartas-feiras.
Também haverá oficinas de Cartografia Social, que percorrem os sete municípios da região pelo período de 18/11 a 02/12, promovendo empoderamento e a defesa de direitos deste grupo. “A ideia é mapear as políticas públicas existentes e mostrar onde há vazios de políticas”, diz Rai.

Esta ação será realizada em parceria com a Casa Neon Cunha, que também elaborou a construção de um Plano Regional de Políticas Públicas para a população LGBTQIAP+ do ABC, que foi apresentado ao Consórcio Intermunicipal do ABC e a reitoria da UFABC. “Esperamos que até abril de 2024 tenhamos aprovação no Consórcio Intermunicipal de um plano regional”, revela Rai. “Hoje não identificamos políticas públicas efetivas no ABC”, enfatiza.
Ao RDtv, a educadora do Sesc Santo André, Juliana Thomaz, explica que a instituição tem a diversidade entre seus pilares e valores. “O Sesc tem ofertado ingressos específicos para locais mapeados no Mapa LGBT do ABC, pois queremos que este público enxergue a instituição como mais um local seguro no território”, afirma.
Juliana se refere ao mapa elaborado pela instituição em parceria com o VoteLGBT, que traz um mapeamento de espaços na região do ABC voltados para essa população. “Percebemos que não existem políticas pública articuladas no território, mas existem muitas ONG’s que fazem esse papel”, completa.