
A área da clínica veterinária do Zoológico do Parque Estoril de São Bernardo vai receber pacote de melhorias para ampliar ainda mais o acolhimento e tratamentos dos animais resgatados.
Entre as melhorias previstas está a construção de um ambiente próprio para triagem dos animais resgatados, área de necropsia, ampliação do ambulatório, reforma do telhado, revestimento de paredes, além da implantação de almoxarifado. O prazo para a entrega das obras é de 90 dias.
Zoo
O zoológico de São Bernardo recebe anualmente cerca de 500 animais da região para tratamento e reabilitação. Cerca de um terço se recupera plenamente e pode voltar à natureza. Os demais ficam para exposição devido à impossibilidade de reinserção em seus habitats, seja por sequelas de acidentes e maus-tratos ou por terem sido criados em cativeiro.
“Com esse aporte financeiro vamos ganhar um local para fazer a prevenção de doenças, uma vez que esses animais chegam por aqui de diversas áreas e precisam ser examinados longe dos outros. Vamos melhorar a qualidade no atendimento e tratamento que oferecemos a esses animais e, quem sabe, poder devolver um percentual maior deles à natureza”, avaliou o veterinário do zoológico municipal, Marcelo Gomes.
Preservação da Fauna
O Zoológico de São Bernardo é responsável por resgatar, tratar e cuidar de animais silvestres acidentados, apreendidos por maus tratos ou por tráfico e, quando possível, devolvê-los à natureza. Mais do que contemplar os bichinhos, visitar o Zoo de São Bernardo é conhecer a história de cada um. São 10 mil metros quadrados e mais de 38 viveiros. Em 2023 cerca de 138 animais já foram acolhidos no local. O Zoo de São Bernardo fica dentro do Parque Municipal Estoril (rua Portugal, 1.100), no Riacho Grande.
Denúncia
Casos de maus tratos e tráfico de animais podem ser denunciados pelo telefone 153 da GCM (Guarda Civil Municipal) Ambiental, (11) 4330-6007 da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e 190 da Polícia Militar.