Previsão de ventania de 100 km/h em SP cancela mais de 50 eventos

São Bernardo fechará todos os parques às 14h neste sábado – Foto: Marcel Uyeta/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo comunicou nesta sexta-feira (17/11) que, devido à previsão de tempestades e fortes rajadas de vento em toda a região metropolitana neste fim de semana – conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Estado –, todos os parques municipais (Parque da Juventude, Chácara Silvestre, Salvador Arena, das Bicicletas, Vertical e Estoril) funcionarão somente até as 14h neste sábado (18), como medida de precaução. No domingo (19), a situação ainda será avaliada. A programação cultural prevista nos equipamentos também foi cancelada.

Nesta quinta-feira (16/11), a Prefeitura já havia adiado a realização do Festival de Arte Preta, que traria show do cantor Péricles para a cidade no dia 20. Uma nova data para o evento será anunciada. A medida visa garantir a segurança da população diante da projeção de chuvas de 100 mm e ventos de até 150 km/h em algumas regiões do Estado.

Newsletter RD

A Prefeitura de Diadema também anunciou o adiamento das festividades ligadas a Festa da Kizomba, voltada para as celebrações do Dia da Consciência Negra. Tanto os eventos em auditórios quanto ao ar livre foram adiados por causa das previsões da Defesa Civil do Estado.

A medida foi recomendado pelo governo do Estado. “Faremos nova análise do fenômeno climático para avaliar se repetiremos a decisão no domingo e segunda-feira. O monitoramento será permanente”, destacou o prefeito Orlando Morando, que participou de reunião convocada pelo governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do secretário de Serviços Urbanos, Marcos Cayres, e do responsável pela Defesa Civil do município, Anderson Cavalcante.

Morando acata recomendação e suspende eventos em São Bernardo – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A medida visa garantir a segurança da população diante da projeção de chuvas de 100 mm e ventos de até 150 km/h em algumas regiões do Estado. Em caso de emergência orienta acionar a Defesa Civil pelo número 199. Todas as equipes do órgão estarão em regime de plantão neste final de semana, bem como os demais departamentos diretamente envolvidos no combate aos impactos das chuvas.

Governo do Estado

A Prefeitura de São Paulo cancelou 55 eventos que também seriam realizados no sábado, 18/11, em locais abertos. A medida é resultado da orientação da Defesa Civil do Estado às cidades da região metropolitana e da Baixada Santista em reunião com prefeitos, representantes das concessionárias de energia elétrica e o governador Tarcísio De Freitas (Republicanos). A previsão é de que os ventos possam passar de 100 km/h e a temperatura deve cair, após uma semana de forte calor.

“Vamos orientar as cidades sobre onde a frente fria vai passar”, diz o coronel Hengel Ricardo Pereira, coordenador da Defesa Civil. Neste sábado (18/11), o órgão deve divulgar mais orientações sobre os locais com mais perigo. “Vamos fazer uma orientação geral para o Estado para que as pessoas não se coloquem em risco”, diz.

O poder público e as concessionárias de energia elétrica têm sido alvo de críticas após os transtornos vistos na capital, na região metropolitana e em parte do interior paulista após os temporais nos últimos dois feriados, de Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15). No primeiro, cerca de 2,1 milhões de endereços chegaram a ficar sem luz após uma sucessão de quedas de árvores sobre a fiação elétrica. Nessa quarta, 15, o problema voltou a se repetir em 290 mil pontos.

Os eventos já cancelados na capital são os promovidos pela Prefeitura, como os que estavam previstos na Expo Consciência Negra , no Memorial da América Latina, zona oeste da capital.

O coronel afirma que as concessionárias de energia elétrica se comprometeram a colocar mais funcionários a disposição e a colaborar com cidades vizinhas. “A gente roga a Deus para que não ocorram esses eventos. Mas, se acontecer, que possamos estar mais preparados”, diz. Segundo ele, 5 mil agentes estão prontos para atuar, se preciso. “Estamos mais preparados do que estávamos no dia 3 e no dia 15.”

O governo também se preocupa com a realização da prova da 1ª fase da Fuvest, vestibular da Universidade de São Paulo (USP), no domingo (19). Aproximadamente 110 mil estudantes fazem o exame na capital e em várias outras cidades.

Foi criado também um canal de comunicação entre os municípios, Estado e as concessionárias. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve na reunião, mas assim como o governador, não falou com a imprensa. Durante a reunião houve uma queda de energia. A luz, no entanto, voltou alguns segundos depois

A Enel, responsável pelo fornecimento de luz na capital e em mais 23 cidades da região metropolitana, diz ter reforçado as equipes e deixado técnicos de alerta para resolver urgências. Disse também que vai oferecer um canal via mensagem (SMS) para celulares cadastrados em sua base.

O canal servirá como alerta sobre a aproximação de fortes chuvas e permitirá que as pessoas registrem falta de luz por mensagem e também acessem o link direto do site da companhia.

Como funciona o novo canal (SMS para o número 27373):

– Os clientes que possuem celulares atualizados no cadastro com a distribuidora receberão uma mensagem de alerta por SMS sobre a previsão de tempestades e com indicação de como registrar falta de luz;

– Para registrar falta de energia pelo SMS, basta enviar para o número 27373 a palavra LUZ e o número da instalação que consta na conta da Enel. O registro para pedido de atendimento ocorrerá automaticamente;

– O cliente recebe, em seguida, a confirmação do seu registro e o número de protocolo;

Outros canais

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626. Salve também a Elena nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela serve para ajudar a registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes