
Em Diadema, o projeto gratuito Tem Abelha no Meu Jardim, da Prefeitura, promove encontros sempre no primeiro domingo do mês, no Borboletário da cidade. O próximo encontro será neste domingo (5/11), das 8h às 13h, para todas as idades.
Além de passeio na natureza, o encontro é educativo e ensina sobre abelhas nativas e a sua importância para o meio ambiente. A atividade é aberta ao público em geral e não é necessário fazer inscrição.
A cada encontro, os visitantes trocam ideias e experiências, fazem amizades e aprendem sobre as diversas espécies de abelhas nativas. Além disso, conhecem e degustam diversos tipos exóticos de mel, famosos pela qualidade nutricional e propriedades medicinais.
Os encontros são para aprender na prática sobre as nossas abelhas nativas. “Nosso projeto quer socializar informações e conhecimentos para quem é fascinado ou não pelo mundo das abelhas”, afirma Natale Nicoló, coordenador do projeto.
Programação tem café da manhã e plantio de flores
Os encontros, mensais, começam sempre com café da manhã colaborativo, das 8h às 9h30, apenas no primeiro domingo do mês. “Quem puder colaborar, pode levar um prato de doce ou salgado. Como se trata de um encontro de educação ambiental, é necessário é que cada pessoa leve consigo sua própria caneca”, orienta Nicoló.
Depois disso, o público participa de um bate-papo sobre abelhas, visita os meliponários e ninhos naturais, caminha pelo Jardim Botânico e ainda pratica e aprende confecção de abrigos provisórios. Também tem degustação de mel, sorteio de prêmios e mutirão para plantio de mudas de flores que servem para alimentar as abelhas nativas.
Não é necessário fazer inscrição prévia, basta chegar e participar. A recomendação para aproveitar melhor o passeio é o uso de tênis e calça, além de levar a própria caneca e garrafa d’água.
O borboletário – rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar – possui estacionamento gratuito para os visitantes, mas são poucas vagas, então a dica é chegar cedo. Para mais informações o telefone é 11 98181-6180.
Iniciado em fevereiro deste ano, a atividade já atraiu mais de 600 participantes de todas as faixas de idade.