
A expectativa era grande para o encontro do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT) e o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, que aconteceu nesta quarta-feira (01/11), na Capital; o chefe do Executivo municipal esperava sair da reunião com a assinatura do convênio entre o município e o Estado para a volta do atendimento do IML (Instituto Médico Legal). O compromisso, no entanto, não foi assinado e novas alterações devem ser colocadas no documento que já tem a assinatura do petista há mais de um ano. O Secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano, que também esteve no encontro está esperançoso, ele relatou que Derrite garantiu a assinatura do termo e ainda que viria à inauguração do novo IML.
Desde abril de 2021, Diadema está sem IML, nem para perícias médicas nem para o serviço de necropsia. Na gestão João Doria, o serviço foi suspenso na cidade porque a Polícia Científica alegou más condições do prédio que funcionava junto ao Cemitério Municipal da cidade. Mesmo com um plano de reforma já apresentado, o Estado não voltou atrás e todo o serviço do IML foi transferido para São Bernardo. A prefeitura alugou um imóvel próximo ao Fórum, o adaptou para as perícias médicas e ele está pronto desde abril, mas até agora não funciona pela falta de assinatura de convênio. Também teve início a reforma do antigo endereço do IML para a realização de necropsias. “Ele (Derrite) até se mostrou disponível a assinar, mas vão fazer, de novo, alterações pontuais no Plano de Trabalho. Porém ele disse ao prefeito que será em novembro. Foi boa a conversa, ele vai assinar este mês de novembro e vem pra inauguração”, disse Mariano.
Além do secretário, Filippi e Mariano, também participou da reunião o superintendente de Polícia Técnico Científica, Claudinei Salomão e o deputado estadual, Paulo Fiorilo (PT). Durante a conversa, o prefeito Filippi aproveitou para destacar que o imbróglio já dura dois anos, ou seja, desde o governo anterior. Ele também relembrou que em março passado, o diretor do IML esteve em Diadema e visitou o imóvel alugado pela prefeitura para abrigar o futuro Posto de Perícias do IML de Diadema. Na oportunidade, o dirigente estadual afirmou que o assunto seria tratado com prioridade para que o posto abrisse as portas à população. O referido imóvel no qual vai funcionar o IML Perícias de Diadema fica na avenida Sete de Setembro, próximo ao Fórum e ao Centro de Diadema.
O município dotou o imóvel da infraestrutura necessária como rede de internet e telefonia, mobiliário, equipamentos de cozinha e outros. Além disso, a Superintendência do IML também providenciou a interligação dos computadores com a rede estadual. “Portanto, o novo Posto de Perícias do IML está pronto para inauguração desde abril desse ano, mas permanece fechado”, resumiu Filippi. Mariano enfatizou que, de abril a agosto, a Prefeitura de Diadema recebeu quatro propostas diferentes de Plano de Trabalho, elaboradas pela própria Secretaria Estadual de Segurança Pública, conforme determina o Convênio. “A cada novo Plano de Trabalho apresentado, a prefeitura aprovou e assinou todos, mas infelizmente até agora não houve a confirmação final por parte da SSP”, ressaltou Mariano.
Derrite se comprometeu a resolver todas as pendências do Plano de Trabalho e assinar definitivamente o convênio com a prefeitura, nas próximas semanas.
Pelo resultado da audiência, a Prefeitura de Diadema confia que a abertura do novo Posto de Perícias do IML local aconteça até o final de novembro. “A reunião demorou mais de uma hora, e quebrou qualquer resistência que poderia ter, a unidade vai ser inaugurada em novembro, saí muito otimista de que vamos dar fim a este imbróglio”, disse Mariano. Filippi até já convidou Derrite para a inauguração do posto de perícias e para conhecer a nova Central Integrada de Monitoramento.