
Mauá segue em busca de práticas que ampliem a qualidade dos pacientes da rede municipal. Por isso, desde agosto, foi iniciado um processo de formação dos servidores para desenvolver maneiras de melhor atender os casos de Transtornos da Dor Crônica. O treinamento tem sido conduzido por profissionais do Centro de Tratamento de Transtornos da Dor Crônica (CTD).
Em 26 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que estabelece as diretrizes para o atendimento a pacientes com síndrome de fibromialgia, fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras dores crônicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a lei inclui no atendimento integral, o acompanhamento nutricional e o fornecimento das medicações. Por isso, Mauá se torna uma das pioneiras, ao iniciar essa interação, e o estabelecimento de protocolos com o objetivo de oferecer cada vez mais um tratamento rápido, indolor e eficaz à população.
O treinamento foi iniciado pelos profissionais do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e foi expandido aos demais servidores da Atenção Básica, que começam a realizar os atendimentos aos pacientes que requerem cuidados como a fisioterapia. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Zaíra 1 e Zaíra 2, os atendimentos acontecem uma vez por semana, beneficiando 100 pessoas. No último sábado, uma ação foi realizada na UBS Zaíra 2 entre as 9h e as 14h.
¨Há algumas décadas havia o pensamento de que a incidência da dor crônica era maior na população idosa, mas tal condição tem potencial para se desenvolverem mais rapidamente nas pessoas mais jovens¨ diz o coordenador do projeto CTD, o brasileiro naturalizado japonês Dr. Yujiro Abe que é fisioterapeuta, mestre em Ciências Odontológicas pela USP (Universidade de São Paulo) e doutorando em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Segundo estudos breves na população atendida em Mauá, e apresentados por Abe, as regiões do corpo onde há mais diagnósticos dos transtornos crônicos dessas dores estão a lombar (24%), ombros (23%) e joelhos (18%), mas tende a aumentar de acordo com o avanço dos atendimentos.