
Programa de modernização da iluminação pública de Santo André, o ‘Banho de Luz’ já chegou a quase 70% da cidade. O projeto prevê as trocas das luminárias antigas de vapor de sódio (amarelas) por LED (brancas), que têm a metade da potência, porém mais que o dobro da performance, em ganho de quase cinco vezes.
Na av. Pereira Barreto, todo o corredor entre as avenidas Ramiro Colleoni e Lauro Gomes, na divisa com São Bernardo, foi modernizado. No total, aproximadamente 170 luminárias passaram pelo processo. Já na Avenida São Bernardo foram 42 equipamentos substituídos tão logo o rua Nova (programa de recapeamento asfáltico) passou pela via, em trabalho complementar.
Algumas das próximas vias a receberem as equipes do Banho de Luz serão as avenidas São Paulo (Parque Marajoara/Cidade São Jorge) e Brasília (Vila Bela Vista), que seguem o perfil de grande fluxo de carros, ônibus e pedestres. Além disso, alguns bairros como Paraíso, Jardim Stella e Jardim Jamaica também serão beneficiados em breve.
O objetivo do Banho de Luz é alcançar 100% de cobertura em Santo André, o equivalente a 53 mil pontos, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetro de vias. A pretensão da prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.
Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 77 milhões com a modernização da iluminação pública de Santo André por meio do Banho de Luz. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.
O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham controle total dos pontos luminosos.