Ex-jogador de Vasco e Santo André é condenado a 10 anos de prisão

O es-jogador acumula passagens por Vasco, Santo André, Campinas e Portuguesa

O ex-zagueiro Alexsandro Marques de Oliveira, mais conhecido como Alex, está entre os condenados pela Justiça Federal em um processo por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. Segundo a Polícia Federal (PF), a quadrilha contou com a ajuda de três agentes e um delegado da Polícia Civil para levar 280 quilos de cocaína ao exterior. O ex-jogador foi capitão do Vasco na campanha do título do Campeonato Carioca em 2003.

Alex, de 45 anos, foi condenado a dez anos de prisão em regime fechado e está preso desde fevereiro do ano passado. Ele foi detido em um desdobramento de uma ação da PF intitulada Operação Turfe. De acordo com a investigação, ele seria o responsável pelo aluguel de galpões onde a droga seria escondida dentro de contêineres antes de ser enviada para fora do Brasil.

Newsletter RD

Por meio do seu advogado, Daniel Fraga Mathias Netto, Alex alegou a nulidade do processo por inobservância do rito previsto no artigo 55 da Lei n.º 11.343/2006, que versa sobre o período de notificação para elaboração da defesa, e a incompetência da Justiça Federal para julgar o crime. Além disso, a defesa requereu a intimação do MPF para que se manifestasse sobre a possibilidade de oferecer ao réu acordo de não persecução penal e requereu a expedição de ofício à Capitania dos Portos requisitando informações sobre a rota do navio MSC Domitille, utilizado para desviar a droga.

Outras oito pessoas foram condenadas pela Justiça, com penas entre 19 e 26 anos de prisão. A investigação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público, aponta que cerca de seis toneladas de cocaína foram enviadas a países da África e Europa, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022, em 14 oportunidades.

Revelado pela Ponte Preta em 1997, Alex fez parte de um dos times mais memoráveis do Vasco na década seguinte. Capitaneado pelo zagueiro, o time cruzmaltino foi campeão carioca em cima do Fluminense contava com jogadores de peso, como o goleiro Fábio, Marcelinho Carioca, Petkovic, Valdir Bigode e Fábio. A equipe era treinada por Antônio Lopes, que, curiosamente, foi delegado de policia.

Além do Vasco, Alex acumulou passagens por equipes do futebol paulista, como Santo André, Campinas e Portuguesa. Ele também atuou no Japão, pelo Ventforet Kofu, e sua última equipe foi Jeju United, da Coreia do Sul. Ele encerrou a carreira em 2007.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes