A Prefeitura de Santo André quer apostar cada vez mais na tecnologia para avançar na melhora dos índices na segurança pública. A chamada Muralha Eletrônica virou um dos temas do projeto Santo André 500 Anos. Ao RDtv, tanto o secretário de Segurança Cidadã, Vlamir Luz Machado, quanto o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, apontaram os resultados do investimento que também abrange outras áreas da gestão pública.
O uso de diversos equipamentos digitais também foi ressaltado no processo de escuta da população. Segundo Acácio, tanto a tecnologia quanto o aumento da contratação de guardas foram pontos considerados primordiais pelos 3,5 mil andreenses ouvidos pela Prefeitura.
“A segurança pública é um dos temas mais indicados. Mas para a nossa agradável surpresa é um dos temas mais indicados de forma positiva. Até porque, a rigor a segurança pública é uma temática inerente ao Governo do Estado. Nós, aqui no município, atuamos de forma a apoiar o Governo do Estado e complementar a segurança pública dentro das nossas contribuições”, disse o secretário.
Um dos principais pontos é a chamada Muralha Eletrônica, um programa que busca “cercar” o município com câmeras de videomonitoramento que auxiliam nos mais diversos aspectos. “A Muralha Eletrônica serve justamente para fazer esse monitoramento do crime, não só no município de Santo André, mas aquele que tem evasão para as divisas do município”, aponta o Coronel Vlamir, que ressaltou as diversas atividades em conjunto com as forças de segurança estaduais como Polícia Civil e Polícia Militar.

Além dos policiais e os GCMs (Guardas Civis Municipais), Vlamir entende que o patrulhamento eletrônico também abrange outros setores da gestão pública, o que chama de “interdisciplinar”.
“Nós temos dentro do COI (Centro de Operações Integradas) várias áreas de conhecimento. Nós temos a mobilidade urbana que aborda o trânsito. O Samu, a Defesa Civil na qual incluímos os Bombeiros e a Polícia Militar. A Assistência Social que monitora as pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressalta o secretário de Segurança Cidadã.
Apesar do aumento dos investimentos em tecnologia, que incluem óculos digitais e as bodycams (câmeras corporais), a Prefeitura de Santo André aposta muito no trabalho em conjunto com os municípios vizinhos e também com o Governo do Estado. As imagens geradas pelo COI também são disponibilizadas, mesmo em casos em que a cidade seja apenas um local de passagem de algum suspeito ou foragido.