
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a artrose afeta 15 milhões de brasileiros, correspondendo a 20% dos adultos brasileiros que são acometidos pela doença. Dentre as principais causas, uma delas se destaca por ser presente no nosso dia a dia e ter se tornado um item indispensável em nossas tarefas: o celular.
A artrose é o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, ocorrendo durante movimentos repetidos diversas vezes em determinada parte do corpo, comprometendo a vitalidade dos ossos. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de cirurgia da mão, médico da Santa casa de São Paulo e do hospital Sírio -Libanês, Antônio Carlos da Costa, conta que “os principais sinais de artrose são dor constante, aumento de volume, inflamação e vermelhidão na região.”
Antônio diz que a mão é uma região que dificilmente sofre por artrose, mas que há maneiras de comprometer as articulações. “A mão é uma região do corpo que não é diagnosticada com tanta frequência em relação as outras partes do corpo. Porém, com os smartphones, por exemplo, a mão realiza movimentos na qual ela não foi projetada, o que favorece o desgaste da cartilagem e consequentemente a artrose.”
Um levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos diz que, 40% da população mundial tem ou terá artrose entre os dedos e o punho, o que significa que 4 em cada 10 pessoas no mundo tem ou irão desenvolver a doença.
Apesar dos smartphones serem uma causa do desenvolvimento de artrose nas mãos, Antônio reforça que a principal causa ainda é a genética. “Há pessoas que já nasceram com a condição de desenvolver artrose com o passar dos anos. Tem casos de pessoas que fazem muito esforço físico e não sofrem do desgaste, bem como de pessoas que não realizam muito esforço e desenvolvem a artrose”.
Prevenção
Para contornar possíveis dores e até mesmo o desenvolvimento da doença, Antônio conta algumas maneiras para se prevenir. “Sabe aquelas pessoas que seguram o celular com uma mão, e digitam com o dedo indicador da outra mão? Essa é uma maneira que algumas pessoas encontram para evitar possíveis lesões, principalmente idosos. As vezes, só de você decidir mandar uma mensagem de voz já reduz diversos riscos, mas a principal dica é usar o smartphone com moderação.”