A rede varejista Coop é a nova apoiadora de dois projetos do Instituto SECI (Socioesportivo, Educacional, Cultural e Inovador), via lei de incentivo fiscal.
Um dos projetos é o Solta o Som Seci, que graças ao Programa de Ação Cultural de São Paulo – PROAC – a Coop contribui para que 300 crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade participem de um programa de inserção social por meio da música.
O objetivo é incentivar o estudo e a formação musical; promover o interesse e o fazer cultural; contribuir para a formação musical de crianças e adolescentes, incluindo e democratizando o acesso cultural ao público marginalizado, além de possibilitar o empreendedorismo e a economia criativa.
O outro projeto é o Seci no Tatame, que conta com o patrocínio da Coop via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Nele, 360 meninos e meninas de 6 a 18 anos de idade participam de aulas de judô, karatê e jiu-jitsu, no contraturno escolar.
Ao apoiar a iniciativa, a Coop está contribuindo com o acesso ao esporte e garantindo o direito de centenas de crianças e adolescentes, haja vista que as artes marciais contribuem para o desenvolvimento social e estabelecem aprendizados importantes que serão utilizados para sempre, como disciplina, respeito, cooperação e empatia.
Fundado em 1962 no Parque Capuava, em Santo André, o Instituto é uma Organização Não Governamental que trabalha com o combate à desigualdade através do esporte, cultura e da educação, visando garantir melhores oportunidades de vida e pleno desenvolvimento socioeducacional para cerca de 1000 crianças e jovens do ABC paulista em situação de vulnerabilidade social.