Os formandos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Rafael Hee Rebelo e Felipe da Costa Sanchez, ambos do curso de Engenharia de Controle e Automação, desenvolveram um robô, inspirado no Baymax (robô do desenho Operação Big Hero), que pode reconhecer emoções humanas por meio de expressões faciais e engajar-se em conversas humanizadas.
Os alunos demonstrarão o projeto na 30.ª edição da Eureka, de 20 a 22, das 14 h às 20 h 30, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul. A interação humano-robô é possível pela inteligência artificial específica, criada pelos próprios alunos, associada à API do ChatGPT, que garante ao robô a capacidade de engajar-se em conversas com uma naturalidade humana.
A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas. Já a API do ChatGPT nada mais é do que uma maneira de se conectarem os recursos do modelo de linguagem GPT a outros softwares.
Mais informações e programação completa no site eureka.maua.br.