O empresário Jefferson Magno deixou o comando do diretório municipal do PDT em São Bernardo e migrou para o PTB, sigla em que seguirá sua pré-candidatura a prefeito. A decisão foi oficializada nesta quarta-feira (18/10), após o fim do mandato de Magno à frente do grupo pedetista. Com nova mudança, o PDT ficará nas mãos de Haroldo Rocha, assessor do deputado estadual e também pré-candidato ao comando do Paço, Luiz Fernando Teixeira (PT).
Em nota, Magno confirmou sua saída e também de seu pré-candidato a vice, Dr. Roberto Hato. A decisão ocorreu após o presidente nacional do PDT e Ministro da Previdência, Carlos Lupi, ter oferecido a oportunidade de uma composição com Luiz Fernando, o que não foi aceito por “falta de afinidade ideológica e de visão administrativa da cidade”.
“Não foi possível a aliança desejada, já que além das diferenças, ela afugentou diversos pré-candidatos a vereador de nossa chapa, que não aceitam uma aliança com o PT local. Além disso, a possibilidade de aliança de Alex Manente com o PT num eventual segundo turno da disputa em 2024 assustava ainda mais a chapa já formada de pré-candidatos a vereador. Considero que o atual grupo político que governa a cidade ficou muito aquém das minhas expectativas, sendo que apoiei o mesmo nas últimas eleições municipais”, escreve Jefferson.
Assim foi aceito o convite do PTB, partido em que Magno assumirá a presidência do diretório. “Estamos alinhados em pensamento ideológico e político ao PTB, que valoriza o trabalhador, a família e o combate à corrupção”, seguiu o empresário.
Futuro do PDT em São Bernardo
A nominata com a antiga composição do PDT em São Bernardo não consta mais no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reportagem entrou em contato com o assessor de Luiz Fernando Teixeira, Haroldo Rocha. O mesmo afirmou que brevemente a nova direção do partido, com seu nome como presidente, será oficializada pela Justiça Eleitoral.
A principal consequência é a oficialização do apoio pedetista para a pré-candidatura de Teixeira, algo que foi antecipado pelo próprio parlamentar há mais de um mês. Todo o processo de negociação para este apoio foi costurado em Brasília. A busca do PT em retomar o comando da Prefeitura de São Bernardo conta com a orientação direta do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.