
As iniciativas que estão sendo desenvolvidas por Santo André em prol dos catadores autônomos de resíduos recicláveis, categoria que soma mais de 1,8 mil trabalhadores pelas ruas da cidade, chamaram a atenção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do governo do Estado do Pará.
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) recebeu, quinta-feira (5/10), a visita da superintendente do Ibama do Estado de São Paulo, Perla Müller, e de três representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará. O instituto indicou o Semasa como órgão que possui experiência e conhecimento para auxiliar os paraenses na elaboração de políticas públicas voltadas aos catadores.
Durante a visita técnica, que contou com a participação do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira; do superintendente adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos, Edinilson Ferreira dos Santos; e do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, Fernando Cunha; foram apresentados os serviços, equipamentos públicos, projetos socioambientais e todas as ações que compõem a gestão integrada de resíduos sólidos do município.
Chamaram a atenção dos representantes do Pará o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis (que prevê políticas públicas nas áreas de desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda), o programa Moeda Verde (que troca recicláveis por hortifrúti) e a infraestrutura das Estações de Coleta.
Em julho deste ano, Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. A cidade se tornou uma das pioneiras na formulação de políticas públicas aos catadores.
Além disso, até dezembro, o município chegará a 30 Estações de Coleta, consagrando-se como a cidade brasileira que mais possui ecopontos, proporcionalmente à sua população, para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos volumosos.