
O Grupo Muffato anunciou nesta quarta-feira (20/09) a instalação da unidade do Max Atacadista em São Bernardo, na esquina da Rodovia Anchieta e da rua Frei Damião, no mesmo local em que anteriormente existia a loja da Makro. Serão dois meses para a reforma dos 16 mil m² de área, com investimento de R$ 65 milhões. Serão gerados 400 novos empregos diretos. A inauguração está marcada para 5 de dezembro.
Segundo Ederson Mufatto, diretor do grupo, a escolha de São Bernardo foi uma forma de reforçar a chegada da marca de atacarejo na Grande São Paulo. No ABC, já existe uma outra unidade em construção em Santo André, com cerca de R$ 40 milhões de investimentos e com inauguração prevista para novembro.
Questionado sobre o aumento no investimento em unidades voltadas para o atacarejo em todo o Brasil, Mufatto considera que o movimento não vai acabar com o supermercado tradicional, pois o modelo acaba substituindo os antigos hipermercados, mais voltados para os chamados “transformadores”, ou seja, para os comerciantes, por exemplo. Mas o empresário alerta.
“Eu acho que o supermercado que quer sobreviver nesse mercado mais competitivo com o atacarejo, ele vai ter que ficar muito mais voltado para o serviço e mostrar para o cliente qual é o diferencial dele. O cliente tem que ter uma percepção de valor para ele perceber que o supermercado tem valor”, diz Ederson que considera que os supermercados vão ficar mais voltados para determinados nichos de consumidores.

O empresário também elogiou a rapidez de São Bernardo para conceder as licenças para que a obra iniciasse. Foram três semanas entre o pedido e autorização. A reforma só não iniciou antes devido a finalização do negócio para adquirir o espaço.
“A Prefeitura, além de ser um órgão facilitador, cumprindo a lei, ela não pode ser burocrática. As pessoas não podem ficar sem prazo para tirar (licenças), isso custa caríssimo, seguramente você (Mufatto) já despendeu capital para estar aqui. Imagina você está com o capital investido e esperando uma licença para começar a obra? Seguramente você perderá o Natal. Sabemos que para quem investe cada diz vale muito, pois o custo do capital é muito caro”, reforçou o prefeito Orlando Morando (PSDB).