
Jovens e adultos que não completaram algum nível de escolaridade – Ensino Fundamental I e II, ou Ensino Médio – já podem começar a se preparar para voltar aos estudos com a EJA (Educação de Jovens e Adultos). No ABC, cada cidade segue seu próprio cronograma de inscrições.
Confira:
Diadema, Mauá e Santo André permanecem durante todo o ano com as inscrições contínuas, mas os interessados devem se atentar sempre ao início do período das matrículas. No caso de Diadema, as matrículas para 2024 se iniciam em janeiro, mas ainda não há cronograma definido.
Em Mauá, a cada 15 jovens e adultos que buscam a EJA, uma turma nova se inicia, mas esse processo se intensifica em cada início de semestre. Já em Santo André, as matrículas para este semestre se encerram dia 29 de setembro, e para o próximo ano letivo, os interessados devem aguardar o mês de janeiro para se informarem pelo edital.
São Bernardo
As matrículas para estudar ainda neste ano se encerraram dia 11 de setembro, e a Prefeitura informa que o próximo processo de matrículas tem previsão para iniciar entre fevereiro e abril de 2024. A regra é válida para quem necessita do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Para o Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) a matrícula pode ocorrer ao longo de todo o semestre.
O munícipe que deseja fazer a inscrição para o próximo semestre deve procurar a secretaria da escola de preferência e preencher uma ficha de interesse. No momento, 20 unidades escolares da rede municipal estão disponíveis para a modalidade EJA.
Até o final de agosto foram 1.678 matrículas recebidas.
São Caetano
São Caetano também encerrou o seu período de inscrição para a EJA de 2023, e o edital para o ano letivo de 2024 ainda não foi publicado. Aos munícipes que pretendem iniciar nas turmas do próximo ano, as informações sobre as inscrições estarão disponíveis no site: educacao.saocaetanodosul.sp.gov.br/.
Número de matrículas
Dentre as sete cidades do ABC, em 2023 Diadema foi o município que contabilizou maior número de matrículas: foram 2.140 novos inscritos. Em São Bernardo, até o final de agosto, foram 1.678 matrículas, Santo André (1.893) somente no segundo semestre, e Mauá (670) ao longo do ano. Os números foram disponibilizados pelas próprias prefeituras, e com a ausência de dados das três outras cidades do ABC, não é possível chegar em um número total de pessoas que ingressaram na EJA.