
Os moradores do Parque das Fontes, um dos bairros mais distantes do Centro de Ribeirão Pires, estão inconformados com a demolição do Centro Esportivo do bairro, que foi construído com verba federal na primeira gestão do presidente Lula (PT) através do Programa 1º Tempo. A prefeitura está demolindo todo o prédio que havia no local e não deu explicações sobre o que vai ser feito no local.
Um vídeo feito por morador mostra que o local se encontrava em muito bom estado de conservação, inclusive com as paredes pintadas e as louças sanitárias em perfeito estado, bem como as telhas e paredes. “É revoltante ver isso, eu fico entristecida com a demolição de um espaço bom que poderia estar sendo bem utilizado se a prefeitura tivesse implantado políticas públicas para o esporte, lazer e cultura. O bairro fica distante do Centro e os moradores precisam de locais como este”, disse Fernanda Lima, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Pires, que fez uma visita ao local após metade do prédio já ter sido derrubado.
“O que vimos ali foram materiais em bom estado. Até as telhas estavam muito boas. A comunidade vem solicitando políticas públicas para aquele espaço e a prefeitura vem e derruba tudo. E agora que alternativa os moradores do bairro terão? O prédio era tão bom, mesmo que a prefeitura não tenha terminado o projeto por completo, mas poderia ser usado para atividades com crianças e idosos do bairro”, diz a conselheira.
O RD indagou a prefeitura sobre seu projeto para a área, o que seria feito, o prazo de construção e o investimento. A prefeitura respondeu apenas que se tratava de um projeto de revitalização. “A prefeitura de Ribeirão Pires esclarece que as intervenções iniciadas no local são a primeira etapa do processo de modernização e reestruturação do centro esportivo do Parque das Fontes”.