
Em celebração ao Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro), o Sesi-SP anunciou o PAR (Programa Alfabetização Responsável), no qual oferece, gratuitamente, formação e recursos pedagógicos aos professores e gestores das redes municipais de ensino do estado, para a atuação em sala de aula.
As cidades do ABC estão em tratativas junto ao Sesi para início das atividades. O objetivo é apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças, para que ocorra na fase adequada, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A partir do lançamento do PAR, iniciou a adesão das redes escolares dos municípios ao programa, que se estenderá até o final do ano. Os contatos com as prefeituras estão em fase preliminar.
PAR no ABC
Em Ribeirão Pires, a Secretaria de Educação e Cultura está em acertos com à direção regional do Sesi para promover formações aos professores e coordenadores da rede municipal. São Bernardo realizou a adesão com o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, no qual prevê regime de colaboração dos municípios para ações formativas junto aos professores e suporte aos estudantes, visando a concretização da meta da alfabetização na idade certa. O município não possui parceria com a rede Sesi e São Caetano informa que até o momento, não há nenhuma ação conjunta prevista.
PAR
Professores e gestores da educação infantil, que atuam com crianças de 4 e 5 anos, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, de prefeituras que aderirem ao programa, vão passar por formação realizada por especialistas do Sesi-SP, em uma jornada de 30 horas (16 horas presenciais e 14 horas online).
A supervisora técnica educacional do Sesi-SP, Lilian Engracia, salienta que o processo formativo vai considerar as necessidades e demandas de cada escola. “Inclusive, os recursos didáticos serão um apoio para os docentes, pois acreditamos na autoria do professor”, reforça Lilian.
Além do atendimento aos educadores, serão desenvolvidas práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, voltadas aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos. O intuito é oferecer subsídios para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador. “Esses gestores trabalharão temas específicos de suas funções, e também, juntos, devem criar metas e planos de ação para o alcance dos objetivos das escolas e redes de ensino que integram”, explica a profissional.
Diadema, Rio Grande da Serra, Mauá e Santo André não responderam até o fechamento da reportagem.