
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito em São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira (PT), segue na articulação em busca de apoios para a disputa eleitoral de 2024. Nesta quinta-feira (31/08), o petista afirmou que conta com cinco partidos em sua base e conversa com mais seis. Questionado sobre o PSB, o parlamentar considera que conseguirá unificar as forças e assim ter o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em seu palanque.
“Sobre o PSB, eu creio que deve caminhar com a nossa candidatura”, disse Teixeira. A fala ocorreu poucos minutos após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciar o julgamento sobre o pedido de perda de mandato contra o deputado federal Marcelo Lima (PSB). Caso o ex-vice-prefeito de São Bernardo tenha sua passagem pela Câmara dos Deputados ceifada, o petista acredita que o PSB pode apoiá-lo, inclusive com a possibilidade de indicar um vice.
Todo esse processo entre os dois partidos iniciou em abril, momento em que o diretório municipal do PSB decidiu por apoiar o nome indicado pela federação PT/PV/PCdoB. Em maio, Marcelo Lima se filia com a possibilidade de disputar a sucessão em São Bernardo. Desde então é aguardada uma definição sobre o assunto.
Enquanto aguarda os socialistas, Luiz Fernando aponta que conta com o apoio de cinco legendas. O PMB, PMN e o Solidariedade estão na lista. O petista também citou o PRTB, legenda que conta em suas fileiras com Paulo Chuchu, único representante do bolsonarismo na Câmara de São Bernardo.
Outro partido citado foi o PDT, legenda que anunciou o nome de Jefferson Magno como pré-candidato a prefeito e de Dr. Hato como vice. Apesar deste cenário, Luiz Fernando confirmou o apoio dos pedetistas. “Temos o PDT, embora a gente tenha visto alguns outdoors na cidade, temos visto até algumas pessoas se declarando candidatas à prefeito, já tem até vice, mas o PDT segue conosco, seguirá conosco, já está conosco”.
Também existem diálogos com o Podemos e o MDB, além de outros quatro partidos. O petista chegou a tentar o apoio do PSD, porém, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, já declarou apoio para Alex Manente (Cidadania).
Além de legendas, Luiz Fernando falou sobre o apoio de outros nomes da cidade como o ex-vereador Tunico Vieira e o ex-subprefeito Ramiro Meves. Também estão entre os apoiadores os ex-prefeitos Luiz Marinho e William Dib.
“Ambos entendem que uma candidatura nossa é importante. Ambos buscarão apoio, ambos buscarão votos para que eu possa vir a ser prefeito da cidade. Eu acho que essa é a influência e ponto. O Marinho é Ministro de Estado e está em Brasília. O Dr. Dib é médico e está à frente de uma série de projetos. Eu acho que isso me fortalece”, disse o pré-candidato.
Luiz Fernando diz não temer processo de Carla Morando
Questionado sobre a ação civil de autoria da deputada estadual Carla Morando (PSDB) contra uma declaração que a parlamentar considerou machista por parte de Luiz Fernando, o petista negou que tenha cometido qualquer ação misógina e que não teme qualquer situação que possa prejudicá-lo futuramente.
“Nenhum temor. Eu temo quando eu erro e não errei. Eu temo quando eu cometo algum absurdo. Se eu passei da (do limite de) velocidade eu fico preocupado, ‘será que tinha radar?’. Mas eu não passei da velocidade, eu não cometi nenhum erro”, explicou.
O parlamentar salientou que contou com o apoio unanime da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa, inclusive com integrantes próximos de Carla Morando, e voltou a elogiar a parlamentar, na qual considera que faça um bom trabalho no Legislativo paulista.