ABC - terça-feira , 7 de maio de 2024

Diadema realiza cursos que chamam atenção para os rótulos de alimentos

Diadema desenvolve programa nutricional que oferece palestras, entre elas o curso de rótulos de alimentos, em consonância com o Guia Alimentar para a População Brasileira – que faz parte da Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde. Na ocasião, famílias cadastradas junto a Assistência Social do município têm acesso a cestas básicas, em contrapartida existe a parte educativa como forma de minimizar a insegurança alimentar.

“O objetivo do curso é ensinar as pessoas a fazerem melhores escolhas na hora de ir as compras”, explica Aline Ajala, nutricionista do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema. “Fazendo escolhas com menos teor de aditivos como sal, sódio, açúcares, gorduras etc”, salienta.

Newsletter RD

(Foto: RDtv)

Aline alerta sobre a preferência por alimentos ‘in natura’, café, arroz – que passa apenas pelo processo de beneficiamento. Vale também o cuidado na hora de escolher alimentos congelados ultra processados, que devem ser evitados. Já os legumes e proteínas congeladas são opções viáveis que ajudam no dia-a-dia levando em conta a praticidade. Outra categoria de produtos que merecem atenção com a rotulagem são as latarias e embutidos.

Outro exemplo citado pela nutricionista são os molhos de tomate. A orientação é sempre dar predileção ao extrato de tomate – melhor custo benefício, ou o chamado “tomate pelado”, pois ambos têm poucos aditivos. Açúcar e adoçantes também merecem atenção “Não devemos ‘demonizar’ o uso do açúcar”, indica a especialista que comenta que o uso de adoçantes deve ser feito exclusivamente para pessoas com restrições médicas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes