
A 23ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo (FDSBC) teve início com uma palestra sobre Direito Previdenciário, ministrada pela professora Adriane Bramante, nesta segunda-feira (21/08).
O tema da palestra, “O que esperar do Direito Previdenciário?”, trouxe à tona a evolução e a crescente importância dessa área do direito, que impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros. A Prof. Adriane Bramante destacou o caminho que o Direito Previdenciário percorreu ao longo dos anos.
“Somente depois da Constituição de 1988 houve um destaque, a Constituição estabeleceu o direito da Seguridade Social e colocou a Previdência Social em evidência, mas ainda muito tímida. O direito previdenciário veio despontar mesmo nos anos de 2000, quando efetivamente cursos de pós-graduação surgiram.” explicou a professora.
A palestrante ressaltou a importância de um conhecimento técnico sólido, enfatizando que o Direito Previdenciário não é uma área para aventureiros. Com a Previdência Social beneficiando atualmente cerca de 37 milhões de pessoas e gerando uma demanda significativa na Justiça Federal, o domínio dessa disciplina tornou-se crucial.
Para Adriane Bramante, lidar com o Direito Previdenciário significa lidar com a garantia de subsistência das pessoas e resgatar a dignidade da pessoa humana. “Quando você consegue um benefício, essa possibilidade de fazer justiça é muito gratificante,” afirmou a professora.
A aluna Karen Gomes da Silva, do quarto ano de Direito, compartilhou seu entusiasmo em relação ao tema: “Com certeza, sempre aprender um pouco mais sobre Direito Previdenciário é maravilhoso. E uma coisa que elas falaram que eu não sabia é que antigamente era muito escasso, não tinha ainda um estudo sobre Direito Previdenciário, tinha filas e mais filas. Essa evolução está vindo com constância, e eu espero que evolua muito mais e que a gente consiga mostrar essa área para muita gente.”