
O programa Viver Bem, de Mauá, que visa incentivar a população a adotar hábitos saudáveis, mais que dobrou o número de participantes, desde que foi lançado. Em abril deste ano eram 800 e agora já são 1.680. As aulas de ginástica são oferecidas a usuários que passam por acompanhamento nas 23 unidades básicas de saúde (UBSs)) do município.
As atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, e são voltadas para adultos, idosos, gestantes e crianças, em grupos de 25 a 30 pessoas, em média. Incluem, além da prática de exercícios, ações voltadas para a reabilitação e a saúde mental. A equipe multidisciplinar conta com educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.
Há grupos de ginástica para hipertensos, diabéticos e indivíduos que sofrem de obesidade, cardiovascular e também para o alívio de dores, como artrite e artrose. O programa oferece ainda turmas de caminhada, de técnicas de pilates e alongamento (para grávidas), entre outras práticas. Veja a programação no link: https://tinyurl.com/
Para participar das atividades do Viver Bem, os usuários devem procurar a unidade de saúde na qual estão cadastrados e realizar a inscrição.