
Promovido por uma empresa de pesquisas do Paraná, o prêmio Destaque do Ano, tem sua primeira edição em Diadema. A Next Marketing e Pesquisas é que organiza esse concurso que é baseado em votos pelo Instagram. O prêmio visa destacar os mais lembrados em diversas áreas profissionais e empresas da cidade, mas também tem uma categoria para vereadores, embora a função não seja considerada uma profissão, já que o eleitor, através do voto concede o mandato parlamentar. O prêmio está mobilizando a classe política e os vereadores estão mobilizando seus apoiadores, através das redes sociais.
A votação começou na terça-feira (25/07) e vai até domingo (30/07) na página https://www.instagram.com/melhoresdoanodiadema/. São inúmeras categorias profissionais, tais como açougueiro, professor, instrutor de zumba, policial militar e transporte executivo, entre outras e também empresas de limpeza de estofados, adegas e assistência técnica de informática. Mas a categoria vereadores tem dominado grande parte das redes sociais dos moradores da cidade.
O vereador Eduardo Minas (Pros) diz que não está buscando impulsionar os votos, através de apelos nas redes sociais, apesar de já ser citado na enquete. “Toda a manifestação é válida então vou deixar o povo à vontade. Por outro lado toda a ferramenta para avaliar o trabalho parlamentar é válida e importante. O resultado também nos serve de reflexão para a maior avaliação, aquela que é feita na urna. Esse prêmio sendo lançado agora, há um ano da eleição, nos serve para sinalizar, e até para eventuais correções de rumo”, analisa o parlamentar.
O vereador Angelo Paulino da Silva, o Cabo Angelo (sem partido), usou sua rede social para falar do prêmio e pedir votos. Ele se diz otimista com o retorno que tem obtido. “Estamos indo bem baseado nos comentários que a gente vê. A expectativa está boa. Quando se presta um bom trabalho as pessoas não têm receio nenhum de votar em você. Nas categorias profissionais é mais fácil, mas na política se eu ganhar um prêmio desse já me sinto um vitorioso. Tem outros vereadores citados por pessoas de seus próprios grupos, no meu caso não, poucos da família e do gabinete o resto são votos orgânicos, então já me sinto vitorioso por isso”.

Silva é policial militar na reserva. Ele também está disputando nesta categoria e lidera. Até as 21 horas desta sexta-feira (28/07) a categoria tinha 12 votos computados, todos para Cabo Angelo. Ao traçar um paralelo com as eleições de 2024, Silva considera que esse pode ser um termômetro. “Para mim ajuda, por outro lado, um vereador que sequer for citado, não vai ter visibilidade. Eu acho esse prêmio bacana, porque não é uma pesquisa contaminada, é diferente de eu colocar algo na minha página, para os meus seguidores. Quando vem de fora, de uma empresa que não vai favorecer ninguém, vai ser um selo a mais que posso colocar amanhã nas minhas redes e na minha futura campanha. Meu trabalho não é feito buscando prêmios de forma artificial, esse é só o reflexo do nosso trabalho. A gente trabalha e as pessoas reconhecem”.
O vereador Robson Nascimento Santos, o Boy (União Brasil), foi à sua rede social para agradecer os votos e pediu que seus seguidores continuassem votando. “É uma categoria difícil, a de político, e estamos pedindo aos amigos que apoiem essa ideia de acompanhar o trabalho. Importante é as pessoas reconhecerem nosso trabalho, ganhando ou não”, disse em vídeo postado na internet. Até às 21hs desta sexta-feira (28/07) a categoria de vereador tinha 1.119 votos registrados.
O RD conversou com o diretor de marketing da Next, a organizadora do prêmio, Carlos Eduardo Silva Machado. Ele contou que a empresa realiza esse trabalho desde 2015 e que antes isso era feito em pesquisas presenciais nas ruas, mas que nesta edição se optou em criar uma votação pela internet. “A gente sempre fez presencial, mas este ano começamos a fazer pelo Instagram. Hoje atuamos em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, onde fica a nossa empresa. Em São Paulo estamos fazendo agora em Diadema, Cotia, Jundiaí, Jandira, Osasco, entre outras cidades”, relata.
Segundo Machado, a escolha das cidades para o Prêmio Melhores do Ano 2023 é feita de acordo com uma programação e a ideia é realizar em quantas cidades a Next conseguir. “Começamos em São Paulo com cidades pequenas, fizemos em Ourinhos, por exemplo, mas estamos partindo para cidades maiores e isso tem ocupado toda a nossa equipe”, diz o diretor que adianta que as demais cidades do ABC também terão o prêmio.
Após o resultado o ganhador ou a empresa ganhadora é visitada e recebe um certificado. Não há premiação em dinheiro ou eventos para anunciar os vencedores. A Next ganha na venda de kits de divulgação, mas o diretor da empresa diz que não há vinculo entre a compra, a participação ou o resultado. “A gente vende o kit, mas ninguém é obrigado a comprar, qualquer um pode pegar o link e as imagens de sua categoria na nossa página do Instagram e fazer a sua própria divulgação”.
Sobre as categorias profissionais e a função de vereador estar entre elas, o diretor de marketing explica que as categorias do prêmio são definidas previamente, de acordo com os pedidos das pessoas que participam da votação. “A cada prêmio as pessoas vão pedindo outras categorias e a gente vai adicionando”, completa.